Saúde promove oficina para construção do Centro de Inteligência da Gestão Estadual do SUS
Iniciativa reuniu representantes das áreas técnicas da pasta da saúde estadual
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu, quarta (13) e quinta-feira, a I Oficina para Construção do Centro de Inteligência da Gestão Estadual do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento reuniu representantes das áreas técnicas da pasta e ocorreu no auditório da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Secti), situada no bairro Jaraguá, em Maceió.
Durante o encontro foram capacitados os integrantes das áreas técnicas da Sesau para a criação do Centro de Inteligência da Gestão Estadual do SUS. Além da área de Tecnologia da Informação, foram treinados os técnicos que atuam na Vigilância em Saúde, Atenção Especializada e Atenção Primária estadual.
“O Centro de Inteligência da Gestão Estadual do SUS irá reunir dados de vários setores diferentes da gestão estadual de saúde, possibilitando uma melhor análise do quadro geral da área, auxiliando na construção de políticas públicas cada vez mais resolutivas e amparadas na ciência”, explicou o superintendente estadual de Atenção Primária e Ações Estratégicas, Ermi Ferrari.
Para o superintendente estadual de Vigilância e Controle de Doenças, médico Paulo Teixeira, o novo centro vai trazer inovação e mais eficiência para a gestão da saúde pública. “O investimento em inteligência e tecnologia, que é uma marca da gestão estadual, trará para toda a população avanços na assistência e mais eficiência no gasto de dinheiro público”, destacou.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que a inovação irá gerar ganhos para todos os alagoanos. “Todo investimento em inovação e tecnologia se traduz em ganhos para a população, uma vez que o Centro de Inteligência da Gestão Estadual do SUS irá subsidiar a tomada de decisões da gestão estadual de saúde, visando atuar com foco nas reais necessidades da população", salientou.