Saúde

Aumento de casos de Covid-19 em Arapiraca reacende alerta às vésperas do Natal

Especialistas reafirmam que idosos e imunossuprimidos atualizem cartão de vacinação

Por 7Segundos 18/12/2023 12h12 - Atualizado em 18/12/2023 12h12
Aumento de casos de Covid-19 em Arapiraca reacende alerta às vésperas do Natal
Testagem do novo coronavírus - Foto: Getty Images

Assim como em outras cidades alagoanas, Arapiraca se vê diante de um novo aumento de casos confirmados de Covid-19, acendendo a preocupação às portas das festividades de final de ano. De acordo com o mais recente Alerta Epidemiológico, emitido pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Secretaria Municipal da Saúde em 14 de dezembro, os registros preocupantes colocam em evidência a necessidade premente de ações assertivas para conter a disseminação do vírus.

De acordo com o documento, disponível no portal da Prefeitura de Arapiraca, nas últimas semanas, a cidade testemunhou um aumento significativo, com um pico de 25 casos confirmados na semana 49 (03/12/2023 a 09/12/2023). Contudo, a atualização mais recente, datada de 14/12/2023 às 8h, não reporta hospitalizações de indivíduos com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Esse dado, embora traga um alívio momentâneo, demanda uma vigilância contínua para evitar possíveis desdobramentos mais sérios.

Em resposta a esse panorama, a Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, alinhada às diretrizes do Ministério da Saúde, volta a chamar a atenção da população para a recomendação das doses de reforço da vacina contra a covid-19 (Bivalente), sobretudo para indivíduos com 60 anos ou mais, além de imunocomprometidos acima de 12 anos que tenham recebido a última dose há mais de 6 meses. Essa medida visa fortalecer a proteção contra a doença, especialmente diante da ameaça de novas variantes.

"Reitera-se que a vacinação continua sendo a principal estratégia de prevenção contra formas graves da Covid-19. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde enfatiza a importância de medidas preventivas, como a higienização frequente das mãos, o uso de máscara em casos de sintomas gripais, a busca imediata por atendimento médico e testagem em caso de sintomas, bem como o cumprimento rigoroso do período de isolamento", destacou o superintendente de Vigilância em Saúde, Evandro Melo.

ATENDIMENTO MÉDICO

Para aqueles que apresentarem sintomas gripais, é crucial procurar atendimento médico sem demora. Durante os finais de semana ou feriados, a orientação é direcionar-se ao Complexo Multiprofissional de Saúde no bairro Baixa Grande, em funcionamento das 8h às 17h, ou à Unidade de Pronto Atendimento Noel Macedo, localizada no bairro Itapoã e operante 24 horas por dia.

Durante a semana, o atendimento é feito diretamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência do usuário.