[Vídeo] Superintendente de Vigilância em Saúde fala sobre medidas tomadas após óbito por meningite em Arapiraca
O enfermeiro Evandro Melo, que também coordena o CIEVS em Arapiraca, explicou o caso com detalhes
![[Vídeo] Superintendente de Vigilância em Saúde fala sobre medidas tomadas após óbito por meningite em Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/eziu-_w26QOgyaDNYJv6bZLVKFI=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/evandro.png)
O Superintendente de Vigilância em Saúde de Arapiraca, enfermeiro Evandro Melo, que também coordena o CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) no município arapiraquense, deu entrevista ao Portal7Segundos para falar sobre o óbito por meningite de uma criança de 1 ano e 3 meses, ocorrida na madrugada do dia 01 de janeiro de 2024, terceira morte registrada por meningite em Arapiraca desde agosto de 2023.
De acordo com o histórico de atendimento registrado sobre o caso, divulgado no Boletim Epidemiológico emitido pela Secretaria de Saúde de Arapiraca na terça-feira (02), a criança do sexo masculino, que residia na zona rural de Arapiraca, foi levada para a UPA Noel Macedo no domingo (31), acompanhada de sua mãe, que relatou sintomas de febre, vômitos, falta de apetite e “chiado” havia cerca de um dia. O paciente, segundo boletim, foi atendido e liberado com a prescrição para compra de medicamentos.
Por volta de 00:40h do dia 1 de janeiro de 2024, a criança foi levada novamente para a unidade de saúde por meio de uma ambulância, acompanhada dos pais, com o relato de sintomas mais graves, como crise convulsiva, rigidez e desacordada.
Após a realização do contato via telemedicina com especialistas e após serem administradas medicações conforme o protocolo estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas para suspeita de meningite em crianças, o quadro do paciente se agravou rapidamente e evoluiu para óbito por volta das 03h15.
O corpo do bebê foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito de Alagoas ainda no dia 01 de janeiro, sendo feita a coleta de material para Covid-19 via SWAB, com resultado negativo.
Ainda segundo o boletim epidemiológico, também foi realizada a coleta de líquor (fluido presente no cérebro e na medula espinhal de todos os vertebrados) com resultado emitido no dia 02 de janeiro pelo Lacen Alagoas, como positivo para Streptococcus Pneumoniae, uma das bactérias que provoca a meningite e também a pneumonia.
A criança, segundo o boletim, apresentava situação vacinal atualizada para a idade. Evandro Melo explicou que isso pode ocorrer devido à variedade de tipos de bactérias transmissoras da doença.
"Isso pode ser sim possível, isso porque existem mais de 90 sorotipos de pneumococo. A vacina que temos hoje protege contra os 10 sorotipos mais prevalentes. O nosso trabalho de Vigilância está em, junto à Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde, identificar qual sorotipo envolvido no óbito da criança."
Evandro Melo afirmou ainda que esse exame já foi solicitado ao Ministério da Saúde.
Na entrevista, o coordenador do CIEVS explica quais as outras medidas que passaram a ser tomadas após a confirmação do diagnóstico do óbito causado por meningite, o terceiro em Arapiraca num período de cinco meses.
Assista a entrevista completa no vídeo abaixo:
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
