Saúde

[Vídeo] Superintendente de Vigilância em Saúde fala sobre medidas tomadas após óbito por meningite em Arapiraca

O enfermeiro Evandro Melo, que também coordena o CIEVS em Arapiraca, explicou o caso com detalhes

Por 7Segundos 04/01/2024 18h06 - Atualizado em 04/01/2024 18h06
[Vídeo] Superintendente de Vigilância em Saúde fala sobre medidas tomadas após óbito por meningite em Arapiraca
Enfermeiro Evandro Melo, Superintendente de Vigilância em Saúde de Arapiraca - Foto: Pedro Henrique/7Segundos

O Superintendente de Vigilância em Saúde de Arapiraca, enfermeiro Evandro Melo, que também coordena o CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) no município arapiraquense, deu entrevista ao Portal7Segundos para falar sobre o óbito por meningite de uma criança de 1 ano e 3 meses, ocorrida na madrugada do dia 01 de janeiro de 2024, terceira morte registrada por meningite em Arapiraca desde agosto de 2023.

De acordo com o histórico de atendimento registrado sobre o caso, divulgado no Boletim Epidemiológico emitido pela Secretaria de Saúde de Arapiraca na terça-feira (02), a criança do sexo masculino, que residia na zona rural de Arapiraca, foi levada para a UPA Noel Macedo no domingo (31), acompanhada de sua mãe, que relatou sintomas de febre, vômitos, falta de apetite e “chiado” havia cerca de um dia. O paciente, segundo boletim, foi atendido e liberado com a prescrição para compra de medicamentos.

Por volta de 00:40h do dia 1 de janeiro de 2024, a criança foi levada novamente para a unidade de saúde por meio de uma ambulância, acompanhada dos pais, com o relato de sintomas mais graves, como crise convulsiva, rigidez e desacordada.

Após a realização do contato via telemedicina com especialistas e após serem administradas medicações conforme o protocolo estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas para suspeita de meningite em crianças, o quadro do paciente se agravou rapidamente e evoluiu para óbito por volta das 03h15.

O corpo do bebê foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito de Alagoas ainda no dia 01 de janeiro, sendo feita a coleta de material para Covid-19 via SWAB, com resultado negativo.

Ainda segundo o boletim epidemiológico, também foi realizada a coleta de líquor (fluido presente no cérebro e na medula espinhal de todos os vertebrados) com resultado emitido no dia 02 de janeiro pelo Lacen Alagoas, como positivo para Streptococcus Pneumoniae, uma das bactérias que provoca a meningite e também a pneumonia.

A criança, segundo o boletim, apresentava situação vacinal atualizada para a idade. Evandro Melo explicou que isso pode ocorrer devido à variedade de tipos de bactérias transmissoras da doença.

"Isso pode ser sim possível, isso porque existem mais de 90 sorotipos de pneumococo. A vacina que temos hoje protege contra os 10 sorotipos mais prevalentes. O nosso trabalho de Vigilância está em, junto à Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde, identificar qual sorotipo envolvido no óbito da criança."

Evandro Melo afirmou ainda que esse exame já foi solicitado ao Ministério da Saúde.

Na entrevista, o coordenador do CIEVS explica quais as outras medidas que passaram a ser tomadas após a confirmação do diagnóstico do óbito causado por meningite, o terceiro em Arapiraca num período de cinco meses.

Assista a entrevista completa no vídeo abaixo: