Saúde

Pacientes transplantados correm risco de rejeição ao órgão por falta de medicamento de uso contínuo

A Sesau informou que houve um atraso na distribuição do fármaco e que ele deve chegar na próxima semana

Por 7Segundos 03/02/2024 08h08
Pacientes transplantados correm risco de rejeição ao órgão por falta de medicamento de uso contínuo
Pacientes transplantados de Arapiraca precisam de medicamento de uso contínuo - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Pacientes transplantados de Arapiraca estão vivenciando um drama devido à falta de um medicamento no Componente Especializado em Assistência Farmacêutica (Ceaf) de Arapiraca. Trata-se de um imunossupressor de uso diário e contínuo chamado Ciclosporina.

A arapiraquense aposentada Severina Ferreira Lima Araújo, de 63 anos, é uma das pacientes que está vivendo essa angústia. Ela, que é portadora de uma doença renal crônica e, há dois anos, foi submetida a um transplante de rim, esteve no Portal 7Segundos acompanhada do presidente da Associação Renal de Arapiraca, Kléber Goes, Desde a cirurgia, ela usa a Ciclosporina em duas dosagens, 25mg e 50mg.

A jovem Horrana Vitória, de 18 anos, que reside em São Sebastião, também precisa tomar o mesmo medicamento, diariamente, mas já está há dois meses sem conseguir obter  as dosagens de Ciclosporina.

"Ela passou três anos fazendo o tratamento e esperando pelo transplante renal e agora, ela pode perder o rim", desabafou a dona Maria Edneide, 40 anos, mãe de Horrama   

Ao todo, são 120 cápsulas do medicamento todos os meses. Como não está recebendo a droga via Ceaf, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), ela fez orçamentos em algumas farmácias e se deparou com duas problemáticas. Os medicamentos custam em torno de R$1,1 mil, gasto incompatível com a renda da aposentada, e há grande dificuldade em encontrá-los, mesmo pagando.

O médico nefrologista que acompanha dona Severina em seu tratamento, dr. João Marcelo Medeiros de Andrade, falou sobre os riscos que ela corre se ficar sem o medicamento ou se mudar a dosagem de forma inadvertida.

"Para manter seu enxerto renal funcionando e, consequentemente, ficar sem necessidade de realizar hemodiálise, é necessário uso diário e contínuo de todas as medicações imunossupressoras prescritas. A diminuição ou aumento da dose de forma inadvertida, sem consentimento médico, por falta de medicação de dosagem específica tem risco alto de acarretar perda do enxerto e retorno à hemodiálise em definitivo, o que piora em muito a qualidade e a sobrevida da paciente", informou o médico.

Assista a entrevista em vídeo sobre o assunto no link abaixo e logo após, a sequência da matéria escrita com a resposta da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau):

O Portal 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e encaminhou a demanda. Em nota, o órgão informou que a previsão é de que o medicamento chegue às farmácias na próxima semana. Confira:

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) informa que o medicamento Ciclosporina com 25 mg e 50 mg é disponibilizado no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), antiga Farmex, tanto em Maceió quanto em Arapiraca. No entanto, houve um atraso na distribuição do fármaco nas duas apresentações. A expectativa é que as doses cheguem ao estado na próxima semana, garantindo a continuidade do tratamento das pacientes.