Comportamento

[Vídeo] Psicóloga explica os limites entre a paquera e o assédio no carnaval

Ultrapassar os limites e a vontade do outro pode significar importunação ou assédio sexual

Por 7Segundos 11/02/2024 16h04 - Atualizado em 11/02/2024 17h05
[Vídeo] Psicóloga explica os limites entre a paquera e o assédio no carnaval
Psicóloga Patrícia Dantas - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

É carnaval, mas nem por isso tudo é liberado. Existem limites a serem respeitados quando uma pessoa se interessa ou se sente atraída por outra e decide fazer uma abordagem ou uma tentativa de aproximação.

Isso também vale para um momento de festa, como o carnaval. Usar roupas curtas que exibam o corpo ou fazer uma dancinha sensual não significa um convite ao sexo ou que essa pessoa está aberta a qualquer relacionamento.

"São contextos ou situações que ocorrem com frequência em uma festa de carnaval e as pessoas têm de estar preparadas para receber um não e aceitar esse não e seguir a sua vida, brincando e se divertindo ", explica a psicóloga e psicopedagoga Patrícia Dantas em entrevista ao Portal7Segundos.

Patrícia disse ainda que os homens, de uma forma geral, têm dificuldade de aceitar uma investida não correspondida pelo sentimento de ego ferido e isso se deve à cultura machista, que ainda se impõe em nossa sociedade.

"Mas isso, aos poucos, está mudando. As mulheres estão mais conscientes sobre seus direitos e se fazendo respeitar quando não estão a fim de corresponder a alguma investida", contou.

Tocar no corpo da pessoa ou puxar o cabelo ou alguma parte da roupa já pode configurar uma importunação ou assédio. E não basta vir com a desculpa de que foi o consumo de álcool que fez eclodir tal comportamento.

"Se a pessoa sabe que quando bebe o seu comportamento fica alterado, ela faz coisas que extrapolam os limites da boa convivência social, então ela deve se recolher e ficar em casa para não desrespeitar os outros", explicou Patrícia.

Saiba mais sobre os limites entre a paquera e o assédio assistindo a entrevista completa no vídeo abaixo: