Defesa Civil orienta avaliação sobre risco de colapso de residências nas proximidades da Vale Verde
Órgão integra estudo para avaliar se rachaduras em imóveis e tremores estão relacionados com explosões da mina
A Coordenação Estadual da Defesa Civil fez recomendação preventiva à prefeitura de Craíbas para avaliar a estrutura das residências localizadas próximos à área da mineração da Vale Verde.
A orientação é para que os imóveis sejam periciados por engenheiros e, caso algum deles apresente risco de colapso, a família seja evacuada.
Desde o início da operação da Vale Verde, em junho de 2021, moradores e donos de propriedades rurais a região reclamam que as explosões provocam tremores de terra e rachaduras em imóveis.
Várias residências localizadas em povoados próximos, assim como uma unidade escolar que atende essas comunidades, passaram a apresentar fissuras nas paredes e outros problemas estruturais que não existiam antes do início das atividades na Mina Serrote.
Ações ajuizadas pela Defensoria Pública da União e Ministério Público do Estado nas esferas judiciais estadual e federal investigam o impacto das atividades da mineradora, que pode ser causa também do aumento de casos de problemas respiratórios nos moradores e mortalidade de animais.
Como parte das investigações, em novembro de 2023 representantes da Justiça Federal, Defensoria da União, Ministério Público Federal e Defesa Civil fizeram inspeção em alguns imóveis afetados e constataram o comprometimento da estrutura.
Atualmente está em andamento um estudo solicitado pela Defensoria da União, com a participação da Coordenação Estadual da Defesa Civil, órgãos ambientais e técnicos de universidade para avaliar a relação de causa e efeito da mineração no meio ambiente e na vida das pessoas que moram e trabalham em áreas próximas.
De acordo com a Defesa Civil, o estudo ainda não foi concluído e não há relatório produzido até o momento.
A Mineradora Vale Verde é atualmente uma das principais empresas exportadoras de Alagoas. O minério de cobre extraído da mina em Craíbas abastece o mercado da China. Em comunicados recentes, a MVV nega que os problemas relatados pelos moradores são provocados pelas atividades na mina.
Últimas notícias
Inscrições para curso superior de Horticultura no Ifal Maragogi vão até 8 de fevereiro
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca e deixou cinco mortos em MG é preso
Corpo em avançado estado de decomposição é encontrado dentro de barragem, em Arapiraca
Vereadores destacam potencial produtivo da Câmara de Maceió na Feira dos Municípios
Traipu destaca suas potencialidades na estreia na 13ª Feira de Municípios Alagoanos
Ao lado de JHC e Paulo Dantas, Lula entrega moradias e comemora marco do Minha Casa, Minha Vida
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
