Corregedoria inspeciona oito comarcas do Sul de Alagoas
Atividades serão cumpridas em dois dias, em oito fóruns; cartórios extrajudiciais também estão sendo inspecionados
A Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL) deu início, nesta quarta-feira (06), às inspeções presenciais em oito comarcas do Sul de Alagoas. Neste primeiro dia, as atividades foram cumpridas nos fóruns de Coruripe, Igreja Nova, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio e São Sebastião. Durante dois dias, 13 unidades judiciais serão inspecionadas.
Para o Corregedor-Geral da Justiça, Des. Domingos Neto, as inspeções têm como finalidade a obtenção de informações acerca do funcionamento do primeiro grau de jurisdição, para possibilitar que a Corregedoria busque, junto ao Tribunal de Justiça, medidas que beneficiem a prestação jurisdicional à sociedade.
“Essas inspeções realizadas pela Corregedoria são imprescindíveis para garantir excelência na entrega dos serviços prestados pelo Poder Judiciário alagoano à sociedade, seja nos âmbitos judicial e administrativo, como também nos que são ofertados pelos cartórios extrajudiciais”, explicou Domingos Neto, que coordena as inspeções.
Na Comarca de Coruripe, onde o fórum passa por reforma, o juiz Filipe Munguba explicou que a Corregedoria prestou auxílio aos magistrados e servidores e procurou entender a realidade das unidades judiciais.
"Essa visita do Corregedor e de sua equipe foi bastante válida, porque pudemos compartilhar experiências, trazer as dificuldades que magistrados, servidores e auxiliares da Justiça têm no exercício da atividade, para encontrarmos soluções que possam aperfeiçoar a prestação jurisdicional", disse o juiz.
Em Penedo
O Corregedor também dialogou com juízes e demais servidores do Fórum de Penedo, onde as inspeções serão cumpridas nesta quinta-feira (07). Na oportunidade, mostrou-se solícito a sanar dúvidas, como também a intermediar o que for necessário para aprimorar os serviços.
“Nosso propósito maior é passar para vocês o diagnóstico que temos da unidade, mas também conhecer a realidade de cada uma, para fazer proposições ou até mesmo copiar o que está dando certo”, concluiu.
Além de Penedo, nesta quinta-feira também serão inspecionadas as comarcas de Teotônio Vilela e Junqueiro. As atividades estão sendo cumpridas pelos juízes auxiliares da CGJAL, Marcella Pontes e Phillippe Falcão, com o apoio do servidor José Diego dos Santos e da servidora Rossane Teixeira.
Benefícios das inspeções
As inspeções são procedimentos de rotina da CGJAL e têm o intuito de aprimorar os serviços judiciais e administrativos das comarcas. São oportunas para fazer um diagnóstico das unidades do primeiro grau de jurisdição e para averiguar o cumprimento dos normativos vigentes do Judiciário alagoano e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Durante as inspeções, a comitiva da CGJAL dialoga com juízes e demais servidores, conhece as necessidades das comarcas e busca medidas que garantam melhores condições de trabalho em cada unidade judicial, de maneira específica.
Cartórios extrajudiciais
A Corregedoria-Geral da Justiça também inspecionou cartórios extrajudiciais de Coruripe e Penedo. Os trabalhos foram conduzidos pelo juiz auxiliar Anderson Passos, que analisou a prestação de contas das serventias e o cumprimento das determinações da CGJAL.
O magistrado também dialogou com os interinos sobre os normativos vigentes do Judiciário alagoano e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As atividades foram cumpridas com o auxílio do servidor Rodolfo Caetano.
Últimas notícias
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para romaria em Juazeiro do Norte
Governo de Alagoas patrocina Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca
Morre Francisco Magalhães Neto, o Chico Bau, nome histórico do futebol alagoano
MPAL pede internação e exame psicológico de adolescente que matou padrasto em Teotônio Vilela
Homem usando tornozeleira eletrônica é flagrado tentando furtar casas e carros no Cruzeiro do Sul
Suspeitos de integrar Comando Vermelho são mortos em confronto policiais em Flexeiras
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
