Geral

Corregedoria inspeciona oito comarcas do Sul de Alagoas

Atividades serão cumpridas em dois dias, em oito fóruns; cartórios extrajudiciais também estão sendo inspecionados

Por 7segundos 06/03/2024 17h05
Corregedoria inspeciona oito comarcas do Sul de Alagoas
Domingos Neto, em diálogo com juízes e servidores da Comarca de Penedo - Foto: Ascom

A Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL) deu início, nesta quarta-feira (06), às inspeções presenciais em oito comarcas do Sul de Alagoas. Neste primeiro dia, as atividades foram cumpridas nos fóruns de Coruripe, Igreja Nova, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio e São Sebastião. Durante dois dias, 13 unidades judiciais serão inspecionadas.

Para o Corregedor-Geral da Justiça, Des. Domingos Neto, as inspeções têm como finalidade a obtenção de informações acerca do funcionamento do primeiro grau de jurisdição, para possibilitar que a Corregedoria busque, junto ao Tribunal de Justiça, medidas que beneficiem a prestação jurisdicional à sociedade.

“Essas inspeções realizadas pela Corregedoria são imprescindíveis para garantir excelência na entrega dos serviços prestados pelo Poder Judiciário alagoano à sociedade, seja nos âmbitos judicial e administrativo, como também nos que são ofertados pelos cartórios extrajudiciais”, explicou Domingos Neto, que coordena as inspeções.

Na Comarca de Coruripe, onde o fórum passa por reforma, o juiz Filipe Munguba explicou que a Corregedoria prestou auxílio aos magistrados e servidores e procurou entender a realidade das unidades judiciais.

"Essa visita do Corregedor e de sua equipe foi bastante válida, porque pudemos compartilhar experiências, trazer as dificuldades que magistrados, servidores e auxiliares da Justiça têm no exercício da atividade, para encontrarmos soluções que possam aperfeiçoar a prestação jurisdicional", disse o juiz.

Em Penedo

O Corregedor também dialogou com juízes e demais servidores do Fórum de Penedo, onde as inspeções serão cumpridas nesta quinta-feira (07). Na oportunidade, mostrou-se solícito a sanar dúvidas, como também a intermediar o que for necessário para aprimorar os serviços.

“Nosso propósito maior é passar para vocês o diagnóstico que temos da unidade, mas também conhecer a realidade de cada uma, para fazer proposições ou até mesmo copiar o que está dando certo”, concluiu.

Além de Penedo, nesta quinta-feira também serão inspecionadas as comarcas de Teotônio Vilela e Junqueiro. As atividades estão sendo cumpridas pelos juízes auxiliares da CGJAL, Marcella Pontes e Phillippe Falcão, com o apoio do servidor José Diego dos Santos e da servidora Rossane Teixeira. 

Benefícios das inspeções 

As inspeções são procedimentos de rotina da CGJAL e têm o intuito de aprimorar os serviços judiciais e administrativos das comarcas. São oportunas para fazer um diagnóstico das unidades do primeiro grau de jurisdição e para averiguar o cumprimento dos normativos vigentes do Judiciário alagoano e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Durante as inspeções, a comitiva da CGJAL dialoga com juízes e demais servidores, conhece as necessidades das comarcas e busca medidas que garantam melhores condições de trabalho em cada unidade judicial, de maneira específica.

Cartórios extrajudiciais

A Corregedoria-Geral da Justiça também inspecionou cartórios extrajudiciais de Coruripe e Penedo. Os trabalhos foram conduzidos pelo juiz auxiliar Anderson Passos, que analisou a prestação de contas das serventias e o cumprimento das determinações da CGJAL.

O magistrado também dialogou com os interinos sobre os normativos vigentes do Judiciário alagoano e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As atividades foram cumpridas com o auxílio do servidor Rodolfo Caetano.