Polícia

Pai de acusado de feminicídio é denunciado por homicídio triplamente qualificado em São José da Tapera

PM é acusado de participar de homicídio ocorrido em janeiro deste ano junto com outro denunciado

Por 7segundos 08/03/2024 15h03 - Atualizado em 08/03/2024 15h03
Pai de acusado de feminicídio é denunciado por homicídio triplamente qualificado em São José da Tapera
Prédio do Ministério Público de Alagoas - Foto: Ascom

O pai do acusado do feminicídio que vitimou Mônica Cristina Alves Barros em São José da Tapera, José NIlton Barros, foi denunciado pelo Ministério Público pela participação de outro assassinato, o de Danilo dos Santos Oliveira, ocorrido na mesma cidade sertaneja, em janeiro deste ano.

José Nilton é policial militar reformado de Sergipe e teve o nome envolvido em outros crimes no passado, como líder de uma quadrilha responsável por assaltos a bancos, roubo e adulteração de veículos e também como mandante do assassinato do policial militar José Pedro de Araújo.

Em 06 de janeiro de 2024, José Nilton e Dorival Moraes dos Santos teriam matado Danilo dos Santos, em uma propriedade rural em Tapera. Dorival, que é tio da vítima, teve um desentendimento com o sobrinho durante uma bebedeira. Ele saiu do local e retornou em seguida com José Nilton. 

Conforme a denúncia apresentada pelo promotor de Justiça Fábio Bastos, o PM aposentado agrediu a vítima a coronhadas, enquanto Dorival efetuou disparos de arma de fogo que atingiram o sobrinho. A dupla é acusada de homicídio triplamente qualificado por motivo torpe, meio cruel e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima.

Os dois estão presos.

Relembre

O PM José Nilton é pai de Leandro Pinheiro Barros, acusado de matar a esposa Mônica Cristina Alves Barros, em junho de 2023. O caso teve grande repercussão porque a vítima chegou a gravar um video enquanto se escondia do acusado. Na gravação, ela conta que era vítima de violência doméstica e que tinha medo de ser assassinada.

De acordo com inquérito policial, Leandro e a vítima estavam em uma festa junina, quando apareceu Carlos Antônio, pai de Mônica. Ele a elogiou, o que teria provocado ciúmes no acusado, que deu um tapa no rosto de Carlos Antônio. Mônica passou a discutir com o marido, que a deixou sozinha na festa.

Tempo depois, ela retornou para a sua residência. Ao encontrar Leandro, passaram a discutir. Foi quando o acusado efetuou um disparo com arma de fogo contra Mônica, tirando a sua vida. O promotor de Justiça Fábio Bastos pede para que a população ajude o poder público a encontrar o homem, que se encontra foragido.

“O caso teve repercussão nacional, e o acusado está foragido até hoje. Inclusive, pedimos à população que, caso tenha alguma pista, não deixe de acionar as autoridades”, ressaltou o promotor de Justiça.

Qualquer notícia sobre o paradeiro de Leandro Pinheiro Barros pode ser repassada para o número de telefone 191.