Deputado Alexandre Ayres quer instituir campanha de conscientização sobre amputação de membros em Alagoas
Para o parlamentar, a iniciativa vai contribuir nas discussões do tema sob um ponto de vista social e educacional
O deputado estadual Alexandre Ayres (MDB), quer institui o “Mês Abril Laranja”, dedicado às ações de conscientização e prevenção de amputações e de inclusão e valorização das pessoas com membros amputados.
O Projeto de Lei 686/2023 tem a finalidade de promover palestras e seminários, implementação de canais acessíveis de atendimento pessoal, monitoramento de casos com prováveis riscos de perda dos membros, discussão e promoção do debate sobre a amputação.
Com o objetivo de conscientizar e prevenir a amputação, a campanha já existe no Brasil e foi instituída em 2020 pela Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (Abotec), com intuito de informar à sociedade sobre formas de evitar a perda dos membros.
Para o parlamentar, a iniciativa vai contribuir nas discussões do tema sob um ponto de vista social e educacional.
“Muitos amputados chegam nessa situação após um trauma, seja por acidente, ou em decorrência de alguma doença, como o diabetes mellitus. Todos precisam se adaptar a uma nova vida, e por vezes encontram dificuldades nessa ressocialização, além da falta de apoio”, afirma Ayres.
A proposta informa que cabe ao Governo do Estado elencar quais secretarias estaduais deverão promover a realização de palestras e eventos esportivos inclusivos e outras iniciativas voltadas à divulgação de medidas preventivas.
É necessário reforçar a conscientização para evitar amputações, especialmente as decorrentes de situações que poderiam ter sido evitadas, como: diabetes não controlada, acidentes de carros, motos e do trabalho.
A realização de encontros comunitários para disseminação dessas ações e incentivar a inclusão social das pessoas com membros amputados, fazem parte do calendário anual das pastas correspondentes.
Além disso, reforça que, durante todo o mês de Abril, o Estado deve promover a iluminação ou decoração de espaços na cor laranja, tornando, as referidas ações, parte do calendário anual das pastas correspondentes.
Além disso, em parceria com órgãos governamentais, entidades não governamentais e sociedade civil organizada, deve promover e apoiar as ações desenvolvidas durante todo o mês.
Na justificativa, o deputado reforça que a proposta visa sensibilizar a sociedade para a conscientização dos cidadãos sobre os riscos que correm ao não adotarem medidas preventivas contra amputações, além de promover a inclusão e a valorização das pessoas com membros amputados.
"Através do "Mês Abril Laranja", pretendemos criar um ambiente propício para o diálogo e a conscientização, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa com a diversidade", diz o texto.
"Nosso projeto vai ajudar na capacitação de pessoas com diferenças de perda de membros a alcançarem sua plena inclusão, promovendo uma sociedade mais inclusiva e igualitária", concluiu.
Últimas notícias

Foragido de alta periculosidade é morto em operação policial no Sertão de Alagoas

Manifestantes fecham rua no bairro Santa Amélia por atraso na entrega de apartamentos

Jovem morre baleado em Maragogi

Deputado Daniel propõe reconhecimento do canto das destaladeiras como patrimônio cultural

Mulher que viralizou em live com cantor evangélico se pronuncia após sucesso na internet

Homem é flagrado com facão enquanto bebia em bar no Centro de Piaçabuçu
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
