[Vídeo] Projeto proporciona benefícios para crianças autistas através do esporte em Arapiraca
As práticas esportivas são acompanhadas pelos pais e mães dos alunos que participam do projeto em Arapiraca
![[Vídeo] Projeto proporciona benefícios para crianças autistas através do esporte em Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/xCYy_7q07W52lGdwCkourAUW9qI=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/projeto-2-3.jpg)
No mês de conscientização sobre o autismo o 7Segundos entrevista o professor de educação física, Pablo Lucini, responsável pela execução de um projeto em Arapiraca que promove a prática de esportes como a natação e o basquete, voltados para crianças e adolescentes autistas.
"A ideia é utilizar o esporte como terapia, para desenvolver a coordenação motora e as habilidades sensoriais dessas crianças". disse o educador, que também desenvolve projetos semelhantes em Maceió.
As práticas esportivas são acompanhadas pelos pais e mães das 43 crianças e adolescentes que participam do projeto em Arapiraca, que teve início em 2022, através de uma parceria com o Cemfra (Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca).
Em 2024, o projeto recebe mais um apoio importante. A Secretaria Municipal de Esportes (SMESP) de Arapiraca, coordenada pelo secretário Josenildo Souza. Ele também participa da entrevista e fala sobre a utilização das dependências do ginásio esportivo Acebílio Vieira Leite, no bairro Baixa Grande, para as sessões de basquete no projeto com as crianças autistas.
Inclusive, esse apoio trouxe novidades. A partir deste sábado (13), as tabelas do ginásio esportivo Acebílio Vieira Leite terão as cores que simbolizam o autismo, como forma de estimular mais adeptos à prática esportiva e conscientizar a população sobre a importância do tema.
"Apoiar o esporte profissional é importante, mas promover a inclusão nos dá ainda mais satisfação como gestor e é isso o que estamos fazendo, abraçando também esse projeto, importante para as famílias que fazem parte dele e para a sociedade arapiraquense" disse Josenildo.

Nova tabela pintada com o quebra-cabeça colorido, símbolo do autismo. Foto: cortesia ao 7Segundos
As aulas de natação e de basquete são nos seguintes dias e horários:
-Natação: às sextas-feiras e sábados às 08h00 (Cemfra/Cavaco)
-Basquete: às sextas-feiras e aos sábados às 14h00 (Ginásio Acebílio Vieira Leite/Baixa Grande)
O professor Pablo Lucini informou ainda que a ideia é expandir ainda mais a oferta de atividades esportivas para crianças com deficiência visual e auditiva.
Seu Genival Brasil, pai do José Otávio, de 10 anos, acompanha o filho nas aulas de natação e de basquete, praticamente desde o início do projeto.
"Ele passou a se comunicar melhor, a melhorar os movimentos, e eu como pai, me sinto feliz em ver a evolução do meu filho" disse Seu Genival.
Para se inscrever no projeto, é necessário o pai, mãe ou responsável pela criança, comparecer ao Cemfra, localizado na Rua José Luís de Almeida, 471, bairro Cavaco, levando o laudo médico e um atestado médico comprovando que a criança é autista e que pode participar de práticas esportivas.
Assista a reportagem em vídeo logo abaixo:
Últimas notícias

Homem é executado a tiros enquanto trafegava de moto em Canapi

3º BPM Intensifica ações e apreende 12 armas de Fogo em duas semanas
Prefeito Carlos anuncia exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo

PSS 2024: Seduc convoca mais de 200 profissionais de apoio da Educação Especial

Jovem de 18 anos morre após sofrer mal súbito em academia de Cajueiro

Renan Calheiros se pronuncia sobre suposto golpe político em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
