Arapiraca cria primeira unidade municipal de conservação ambiental
Decreto de criação da APA Jurema foi assinado nesta sexta (26) por Luciano Barbosa
O Decreto Municipal 2.919/2024 foi assinado, nesta sexta-feira (26), pelo prefeito Luciano Barbosa estabelecendo oficialmente a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) Jurema, a primeira unidade de conservação ambiental de Arapiraca.
O ato de assinatura ocorreu no espaço Ecobrisa, no Conjunto Habitacional Brisa do Lago, no bairro Olho d’Água dos Cazuzinhas.
O evento contou com a presença do superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Felipe Barbosa, que representou a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rosa Lira.
A solenidade também reuniu representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL), Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), Batalhão de Polícia Ambiental e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), além da parceria com a Agreste Saneamento para recuperação de áreas degradadas da Caatinga e filiação do município na Associação de Créditos de Carbono Social do Bioma Caatinga devido à apresentação do resultado da consulta pública do Refúgio da Vida Silvestre (Revis).
A APA Jurema tem 245 hectares de área, o equivalente a mais de 200 campos de futebol, entre os bairros Olho d’Água dos Cazuzinhas e João Paulo II.
Com a vigência do decreto, toda a área será protegida e preservada por meio de cooperação técnica na defesa da biodiversidade, da vegetação, do solo e dos animais que vivem no local, a exemplo de mamíferos, pássaros, répteis e anfíbios, bem como a educação ambiental e a pesquisa científica.
Para o prefeito Luciano Barbosa, o decreto e a criação da unidade de conservação ambiental ficarão registrados na história de Arapiraca e um legado para as novas gerações. “Quero parabenizar o trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente com todos os órgãos e parceiros envolvidos na ação”, afirmou.
Referência nacional
O município de Arapiraca é referencia nacional em programas para criação de áreas verdes e de defesa do meio ambiente.
Recentemente, o programa Tree Cities of the World elegeu as cidades mais arborizadas do Brasil.
Em Alagoas, Arapiraca lidera o ranking com o maior número de áreas verdes. É também a quarta cidade mais arborizada em toda a Região Nordeste e o 21º município do Brasil.
No centro da cidade está o seu “pulmão verde”, o Bosque das Arapiracas, o Parque Deputada Ceci Cunha e a Área Verde Dom Constantino Lüers.
Também fazem parte da geografia urbana o Lago da Perucaba e a Marginal do Riacho Piauí com a Ladeira do Claudenor.
Entre as ações realizadas pelo município arapiraquense, destacam-se a criação de programas como o Arapiraca Verde, iniciado em 2021 junto ao Viveiro Municipal Fiscal José Raimundo, responsável pelo plantio direto de 25 mil árvores; o Arborômetro, ferramenta que contabiliza o saldo de árvores plantas e suprimidas, e que atua como banco de dados para controle da diversidade de espécies; fitossanidade em árvores de logradouros e espaços públicos; e Programas de Educação Ambiental com escolas das redes pública e privada do município.
O Tree Cities of the World é um programa internacional liderado pela Fundação Arbor Day e pela Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO/ONU).
Últimas notícias
Ritmo do maracatu Baque Alagoano e sarau de poesias marcam último encontro de 2025 do Expresso Leitura
MPAL, MPF e DPU ajuízam ação para obrigar Estado a implementar Fundo Estadual de Combate ao Câncer
IBGE mostra que Maceió amplia participação no PIB de Alagoas
Polícia busca de suspeito de filmar mulher em cabine de banheiro em Maceió
Sesau afasta dez servidores após operação da PF investigar desvios na Saúde
IML de Maceió regulariza 90% dos corpos não reclamados e sepulta 157 vítimas
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
