Falta de energia prejudica abastecimento de água em Arapiraca, Craíbas e Igaci
Casal acionou Equatorial e aguarda normalização do serviço elétrico para retomar abastecimento
Uma falta de energia que atinge a captação de água bruta do Sistema Adutor do Agreste (SAA), situada no Rio São Francisco em Traipu, deixou a parte alta de Arapiraca e as cidades de Craíbas e Igaci sem abastecimento neste sábado (11).
A situação foi constatada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e pela Agreste Saneamento por volta das 11h e, imediatamente, a Equatorial foi acionada.
Sem energia, as bombas da captação não funcionam e, portanto, não conseguem enviar a água bruta para a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Arapiraca, situada a mais de 50 quilômetros de distância.
Quando a energia for restabelecida, as bombas serão acionadas e, gradativamente, a água vai chegar até a ETA em Arapiraca. Em seguida, inicia-se o processo de tratamento para somente depois ocorrer a distribuição de água tratada para Arapiraca, Craíbas e Igaci.
Vale destacar que, em Igaci e povoados rurais do município, a água é distribuída pela concessionária Águas do Sertão, após receber o líquido da Casal.
Sistema Coletivo do Agreste (SCA)
Técnicos da Casal e da Agreste Saneamento constataram um pico de sobretensão elétrica na Estação Elevatória de Água Tratada 01 (EEAT), situada em São Brás e que faz parte do Sistema Coletivo do Agreste (SCA). Foi aberto um protocolo junto à Equatorial para averiguação da rede que atende à unidade.
Profissionais especializados da Agreste Saneamento também estão se dirigindo ao local para uma análise. Enquanto isso, está ocorrendo uma redução da vazão fornecida pelo Sistema Coletivo do Agreste, ou seja, a quantidade de água distribuída a partir desse sistema está com restrição.
Assim, ficam afetadas temporariamente as seguintes localidades: bairros da parte baixa de Arapiraca, São Brás, Olho D’água Grande, Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande e Coité do Nóia.
Últimas notícias
[Vídeo] Imagens mostram sequência de colisões em acidente com viatura dos Bombeiros em Maceió
Homem é preso com mais de 10 armas e drogas em apartamento na Serraria
Operações aeromédicas de Alagoas são destaque em revista internacional especializada em aviação
Toffoli mantém participação de diretor do Banco Central em acareação do Master
Após transferência ao DF, Silvinei já está preso na Papudinha
Médicos avaliam novo procedimento para conter soluços de Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
