[Vídeo] Superintendente fala sobre operação de resgate de trabalhadores em situação análoga à escravidão
Os 12 trabalhadores foram resgatados de uma fazenda de café no Espírito Santo
O superintendente regional do Trabalho e Emprego em Alagoas, Cícero Filho, deu detalhes sobre a operação de resgate dos 12 trabalhadores rurais de Penedo-AL, que estavam vivendo em situação análoga à escravidão em uma fazenda de café localizada no Espírito Santo.
De acordo com Cícero, a Polícia Militar do Espírito Santo foi até ao local e confirmou os fatos relatados em vídeo pelas vítimas.
"Durante o atendimento, chegaram ao local Ministério do Trabalho, Polícia Federal e Ministério Público da União. A partir daí, a PF assumiu a ocorrência e fez a condução das partes, sendo 12 pessoas, 11 homens e uma mulher, todos aqui de Alagoas, da cidade de Penedo. Eles tinham chegado ao local há cerca de 12 dias. Os trabalhadores agora estão acomodados em local adequado, onde durante o dia de hoje vão prestar depoimento e todos os procedimentos serão adotados pelo MTE para instruí-los", disse o superintendente. [O relato completo está disponível em áudio no final desta matéria].
A denúncia que desencadeou a operação de resgate foi feita por meio de um vídeo compartilhado nas redes sociais. Nele, a cozinheira Wagna Silva, de 43 anos, relatou as condições desumanas enfrentadas pelo grupo. Segundo Wagna, os trabalhadores foram enganados sobre as condições de trabalho na fazenda e estavam vivendo em uma situação degradante, dormindo no chão de concreto frio de uma casa insalubre.
"Quando a gente chegou aqui, não tinha café suficiente para se colher, o dono da fazenda está ameaçando a gente, falando que, se a gente for embora, vai reter a documentação da gente e que vai atrás com a polícia", relatou a cozinheira no vídeo.
Além disso, os trabalhadores afirmaram que estavam enfrentando dificuldades financeiras, pois não possuíam recursos para retornar a suas casas e a dívida só aumentava a cada dia.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) iniciou uma investigação sobre o caso, mas não divulgou mais detalhes para não atrapalhar as investigações em curso. O superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas, Cícero Filho, afirmou estar acompanhando de perto a denúncia e atuando em conjunto com outros órgãos para garantir apoio aos trabalhadores e suas famílias.
"O resgate [dos alagoanos] é de competência do Grupo Móvel do Ministério do Trabalho, um grupo nacional especializado em combater esses tipos de crimes. Estamos acompanhando passo a passo o caso, para dar todo o apoio a esses trabalhadores e seus familiares", afirmou Cícero Filho.
Áudios
WhatsApp-Audio-2024-05-15-at-09.52.05.mp3
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
