Agreste

[Vídeo] 1º Festival da Mandioca de Lagoa da Canoa destaca a importância econômica desta cultura para a região

Abertura do Festival foi realizada na noite deste sábado (01) com a presença da prefeita Tainá Veiga e grande público

Por Giovanni Luiz/7Segundos 03/06/2024 14h02 - Atualizado em 03/06/2024 18h06
[Vídeo] 1º Festival da Mandioca de Lagoa da Canoa destaca a importância econômica desta cultura para a região
Abertura do I Festival da Mandioca de Lagoa da Canoa no Povoado Mata Limpa - Foto: Giovanni Luiz/7Segundos

Foi uma noite de festa para os moradores de Lagoa da Canoa, especialmente para quem vive nas imediações do Povoado Mata Limpa, zona rural do município. Neste sábado (01) a comunidade foi palco da abertura do 1º Festival da Mandioca de Lagoa da Canoa, festa promovida para dar maior visibilidade a esta cultura tão importante para os agricultores familiares da região.

Organizada pela prefeitura de Lagoa da Canoa, o evento conta com uma estrutura de primeira linha, com tendas gigantes para abrigar ao público, expositores e artistas convidados, além de telões de led, segurança, banheiros químicos, estacionamento, palcos e um amplo espaço para quem quiser aproveitar os shows e balançar o esqueleto com as músicas típicas do período junino cantadas por artistas locais e convidados. A festa também conta com espaço para divulgar a arte produzida pelos artesãos e artistas plásticos canoenses.

Algumas das delícias feitas à base de mandioca expostas no festival. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Quanto à estrela principal da festa, a mandioca, ela está presente de diversas formas, isso porque são várias as barraquinhas que oferecem as dezenas de produtos feitos à base de mandioca, que pode ser transformada em farinha, goma e fécula. Daí, se produz bolos, tortas, doces, broas, escondidinhos e até pão de queijo.

Tudo esse cardápio à base de mandioca é feito pela Asprodem (Associação de Mulheres Produtoras de Derivados de Mandioca), que reúne 36 moradoras do Povoado Mata Limpa e comunidades adjacentes. Elas produzem os alimentos feitos à base da mandioca para vender, agregando valor ao produto, que de tudo pode se aproveitar.

Nesse aspecto, o festival abre espaço também para profissionais da área agrícola e da pecuária darem palestras sobre o cultivo e os benefícios da mandioca, que pode ser utilizada também como suplemento alimentar na dieta de animais ruminantes (bovinos, caprinos, ovinos).

Prefeita Tainá Veiga ao centro ao lado do marido, Lauro Fonseca, e convidados. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

A prefeita de Lagoa da Canoa, Tainá Veiga, prestigiou o evento ao lado do marido, o ex-prefeito do município, Lauro Fonseca. Ela visitou as barraquinhas e falou sobre a importância da mandioca ser destaque em Lagoa da Canoa com um festival desse porte.

“É uma tradição familiar do nosso povo, especialmente da nossa região, plantar a mandioca. Antigamente se fazia isso mais para fazer a farinha, mas hoje em dia as possibilidades que a mandioca representa em termos de renda é bem maior, pois se faz quase tudo com a mandioca, e tudo muito gostoso, são receitas que atraem as pessoas e gera renda para os agricultores, uma renda extra que movimenta a economia do município, por isso decidimos organizar essa festa que casa também com a chegada do mês de junho, então tem comida típica, tem música e tem dança”, disse a prefeita.

Assista a reportagem do primeiro dia do evento: