Perigos da obesidade mórbida infantil; Alimentação saudável e exercícios físicos são a resposta
Somente em 2023, foram diagnosticadas quase 7 mil crianças na rede pública de Arapiraca

A obesidade mórbida é um problema que afeta diversos brasileiros em diversas faixas etárias. Nessa segunda-feira (03), foi comemorado o Dia da Conscientização contra a doença, que é considerada um problema complexo de saúde pública e é uma porta de entrada para doenças crônicas como câncer, hipertensão, diabetes, colesterol alto e doenças cardiovasculares, além de agravar distúrbios respiratórios.
Segundo dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), em 2023, existiam 6.992 crianças e adolescentes identificados com sobrepeso ou obesidade somente na rede de saúde pública de Arapiraca.
De acordo com a secretária de Saúde, Rafaella Albuquerque, estes números representam uma realidade preocupante. “As crianças estão crescendo em ambientes que favorecem o sedentarismo e uma alimentação nada saudável, baseada em alimentos ricos em calorias e pobres em nutrientes. A reeducação alimentar, não só da criança, como também de toda a família, é fundamental para o combate à doença”, explica.
Com o objetivo de alertar a população sobre o tema, profissionais da saúde do município realizarão ações de conscientização, como discutir a obesidade infantil com os pais e crianças e promover o “Semáforo da alimentação saudável” nas Academias da Saúde.
Neste contexto, as academias se destacam como um instrumento importante nesta luta. Localizadas em três polos (Bom Sucesso, Verdes Campos e Perucaba), elas atuam no desenvolvimento e manutenção de hábitos saudáveis fundamentais para o combate à obesidade, oferecendo serviços como atividades físicas (incluindo judô para crianças) e práticas de alimentação saudável.
A obesidade infantil começa com o sobrepeso, então o monitoramento da evolução da criança é o primeiro passo para identificar a doença. O diagnóstico depende das medidas de peso, altura, idade e sexo para avaliar seu estado nutricional, que deve ser acompanhado durante o crescimento e desenvolvimento da criança por meio do preenchimento das informações na Caderneta de Saúde.
Este monitoramento é uma oportunidade para prevenir e controlar o problema, mas é válido ressaltar que os hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercícios físicos (como andar de bicicleta ou jogar futebol) são essenciais e devem ser adotados não apenas pela criança, mas por toda a família que convive com ela, para garantir um futuro saudável a todos.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
