Chuvas afetam abastecimento de água em Junqueiro e São Sebastião nesta sexta-feira (07)
Sistema produtor de água segue operando, porém, com vazão reduzida devido à turbidez da água bruta no manancial
As chuvas desta sexta-feira (07) levaram grande quantidade de material sólido e areia para o manancial do Riachão, situado em Junqueiro, município do Agreste de Alagoas e, como consequência, elevaram o nível de turbidez da água bruta, aquela disponível no manancial para posterior tratamento.
Em razão disso, a captação precisou ser reduzida, ou seja, menos água está sendo retirada do manancial e bombeada para a Estação de Tratamento (ETA). Com alta turbidez na água bruta, o processo de tratamento ocorre de forma mais lenta. Desse modo, menos água está disponível para abastecer Juqueiro e também São Sebastião, que é contemplada pelo mesmo sistema coletivo.
Técnicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) seguem monitorando o manancial para que, tão logo for possível conforme os padrões de qualidade, a vazão normal seja restabelecida.
A água, depois de tratada pela Casal, é distribuída diretamente pela Companhia em São Sebastião. Em Junqueiro, a distribuição é de responsabilidade da concessionária Águas do Sertão.