Baixo São Francisco

Penedo para Eventos: Município sediará XIII Congresso Internacional da Escultura Devocional

Cerca de 250 pessoas participarão do evento, entre arquitetos, restauradores, museólogos, colecionadores, escultores e público em geral.

Por 7segundos/Assessoria 20/06/2024 14h02
Penedo para Eventos: Município sediará XIII Congresso Internacional da Escultura Devocional
Dentre os conferencistas estão Anderson Diego da Silva Almeida, brasileiro e doutor em Artes Visuais - Foto: Ascom Penedo

Mais um evento para Penedo. De 08 a 12 de outubro, o município será sede do XIII Congresso Internacional da Escultura Devocional, no Theatro Sete de Setembro, uma realização do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira (CEIB) com apoio da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Cerca de 250 pessoas participarão do evento, entre arquitetos, restauradores, museólogos, colecionadores, escultores e público em geral. A cada ano, o congresso acontece em um lugar diferente e Penedo foi escolhida, justamente, por sua influência portuguesa, principalmente em sua arte.

“Eventos do porte do 13º Congresso Internacional da Escultura Devocional são muito bem-vindos em Penedo e de extrema importância, pois além de a cidade receber turistas de diversos lugares do Brasil e do mundo, é uma oportunidade para a economia local ser movimentada”, disse o Prefeito Ronaldo Lopes.

Dentre os conferencistas estão Anderson Diego da Silva Almeida, brasileiro e doutor em Artes Visuais; e as portuguesas Maria de Lurdes dos Anjos Craveiro, diretora do Museu Nacional Machado de Castro, de Coimbra; e Maria João Vilhena de Carvalho, doutora em História da Arte.

“O CEIB escolhe Penedo para sediar mais uma edição do Congresso Internacional da Escultura Devocional, em primeiro lugar, pelo acervo riquíssimo de esculturas que necessitam de visibilidade e de estudos mais aprofundados. A presença de pesquisadores, professores e alunos no congresso abre o caminho para maior valorização do patrimônio histórico, artístico e religioso, como também, do patrimônio imaterial, do ‘saber fazer’ dos santeiros locais que mantém a tradição da escultura em madeira e a modelagem no barro”, disse Regina Emery, presidente do CEIB.