Ex-comandante do Exército é preso após tentativa de golpe na Bolívia
O militar foi deposto do cargo após ameaçar o ex-presidente Evo Morales

O ex-comandante geral do Exército boliviano Juan José Zúñiga foi preso na noite desta quarta-feira, 26, em La Paz, suspeito de tentar um golpe de Estado no país, segundo a imprensa local. A prisão aconteceu horas após militares liderados por Zúñiga invadirem a sede do governo para exigir "a mudança de gabinete".
A tentativa de golpe, no entanto, fracassou após o presidente da Bolívia, Luis Arce, nomear três novos chefes para as Forças Armadas da Bolívia. Depois disso, os tanques se retiraram da Praça Murillo, e a polícia assumiu o controle do local.
Quem é Juan José Zúñiga
Ex-comandante geral do Exército boliviano, Juan José Zúñiga ocupou o cargo de 2022 até a última terça-feira, 25. Ele foi deposto do cargo depois de afirmar que prenderia o ex-presidente Evo Morales, caso ele fosse eleito novamente em 2025.
A acusação de tentativa de golpe, aliás, não é a única contra o ex-comandante. Em 2014, ele se envolveu em um escândalo de corrupção e foi acusado de desviar 2,7 milhões de bolivianos (R$ 2,1 milhões, na cotação atual).
Entenda o que aconteceu na Bolívia
O presidente da Bolívia, Luis Arce, denunciou nesta quarta-feira um golpe do Exército. Em publicação compartilhada no X, antigo Twitter, ele revelou que ocorriam "mobilizações irregulares" de militares, com tanques e tropas, estacionados em frente à sede do governo em La Paz, na Praça Murillo.
“Denunciamos as mobilizações irregulares de algumas unidades do Exército Boliviano. A democracia deve ser respeitada”, escreveu o presidente em seu perfil na rede social.
Segundo informações da imprensa local, tanques e militares estavam estacionados em frente à sede do governo. Eles eram liderados pelo ex-comandante geral do Exército boliviano Juan José Zúñiga. Ele teria ido até a sede do governo para exigir "a mudança de gabinete".
Pouco depois, Luis Arce se manifestou oficialmente e convocou o “povo para defender a democracia”: "Hoje o país [Bolívia] enfrenta uma tentativa de golpe de Estado [...] Estamos aqui na sede do governo nacional, com todos os ministros e ministras, firmes. Firmes para enfrentar toda a tentativa golpista, toda tentativa de golpe contra a nossa democracia. Necessitamos que o povo boliviano se organize e se mobilize contra o golpe de Estado, a favor da democracia", disse Luis Arce em vídeo compartilhado pelas emissoras de TV locais e nas redes sociais.
Últimas notícias

Idoso é encontrado morto dentro de casa no bairro Cacimbas, em Arapiraca

Polícia Militar realiza fiscalização nas feiras livres do município de Arapiraca neste domingo (21)

Quatro menores são apreendidos após furtar e desmanchar moto no município de Delmiro Gouveia

Com apresentações e culto ao vivo, o funeral de Charlie Kirk reuniu uma multidão no Arizona, Estados Unidos

Homem é preso suspeito de furtar residência no bairro Farol, em Maceió

Caetano, Chico, Djavan e Gil cantam juntos antes de ato musical no RJ; veja
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

"Sua irmã não quis transar e a matei", confessa autor de feminicídio em Minas Gerais

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes
