Ex-comandante do Exército é preso após tentativa de golpe na Bolívia
O militar foi deposto do cargo após ameaçar o ex-presidente Evo Morales

O ex-comandante geral do Exército boliviano Juan José Zúñiga foi preso na noite desta quarta-feira, 26, em La Paz, suspeito de tentar um golpe de Estado no país, segundo a imprensa local. A prisão aconteceu horas após militares liderados por Zúñiga invadirem a sede do governo para exigir "a mudança de gabinete".
A tentativa de golpe, no entanto, fracassou após o presidente da Bolívia, Luis Arce, nomear três novos chefes para as Forças Armadas da Bolívia. Depois disso, os tanques se retiraram da Praça Murillo, e a polícia assumiu o controle do local.
Quem é Juan José Zúñiga
Ex-comandante geral do Exército boliviano, Juan José Zúñiga ocupou o cargo de 2022 até a última terça-feira, 25. Ele foi deposto do cargo depois de afirmar que prenderia o ex-presidente Evo Morales, caso ele fosse eleito novamente em 2025.
A acusação de tentativa de golpe, aliás, não é a única contra o ex-comandante. Em 2014, ele se envolveu em um escândalo de corrupção e foi acusado de desviar 2,7 milhões de bolivianos (R$ 2,1 milhões, na cotação atual).
Entenda o que aconteceu na Bolívia
O presidente da Bolívia, Luis Arce, denunciou nesta quarta-feira um golpe do Exército. Em publicação compartilhada no X, antigo Twitter, ele revelou que ocorriam "mobilizações irregulares" de militares, com tanques e tropas, estacionados em frente à sede do governo em La Paz, na Praça Murillo.
“Denunciamos as mobilizações irregulares de algumas unidades do Exército Boliviano. A democracia deve ser respeitada”, escreveu o presidente em seu perfil na rede social.
Segundo informações da imprensa local, tanques e militares estavam estacionados em frente à sede do governo. Eles eram liderados pelo ex-comandante geral do Exército boliviano Juan José Zúñiga. Ele teria ido até a sede do governo para exigir "a mudança de gabinete".
Pouco depois, Luis Arce se manifestou oficialmente e convocou o “povo para defender a democracia”: "Hoje o país [Bolívia] enfrenta uma tentativa de golpe de Estado [...] Estamos aqui na sede do governo nacional, com todos os ministros e ministras, firmes. Firmes para enfrentar toda a tentativa golpista, toda tentativa de golpe contra a nossa democracia. Necessitamos que o povo boliviano se organize e se mobilize contra o golpe de Estado, a favor da democracia", disse Luis Arce em vídeo compartilhado pelas emissoras de TV locais e nas redes sociais.
Últimas notícias

Motorista de influenciadores de AL é esfaqueado e atropela homem ao fugir em Penedo

Rainha da Cavalgada, de 16 anos, aparece morta após sair com amigos

Motociclista atropela mulher com criança no colo na faixa pedestre em Rio Largo

“Congresso não será abrigo da impunidade”, afirma Teca Nelma em ato em Maceió

Casal é preso por tráfico de drogas e receptação em Palmeira dos Índios

Homem morre após acidente fatal no Sertão de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

"Sua irmã não quis transar e a matei", confessa autor de feminicídio em Minas Gerais
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes
