Mulheres vítimas de violência recebem capacitação profissional em Santana do Ipanema
O projeto é uma garantia para que elas não voltem para o ex-companheiro por falta de recursos financeiros
Cerca de 148 mulheres receberam certificados de capacitação em cursos profissionalizantes em Santana do Ipanema. Fruto de uma parceria entre o Ministério Público de Alagoas (MPAL), Senac e Prefeitura Municipal, a iniciativa tem como objetivo promover a inserção no mercado de trabalho de mulheres vítimas de violência.
A promotora de Justiça Viviane Karla Farias explica que, para além de lutar contra a violência doméstica, é preciso garantir que essa mulher vítima não volte para o seu ex-companheiro por falta de recursos financeiros para se manter.
Foi assim que surgiu a ideia para a realização dessas capacitações. Por meio delas, mulheres em situação de vulnerabilidade social aprendem diversos ofícios, estando aptas, ao final dos cursos, a atuarem como assistentes de marketing, recepcionistas, cabeleireiras, entre outras possibilidades.
“Além de receberem uma capacitação reconhecida nacionalmente, essas mulheres têm as suas vidas transformadas a partir do momento que podem se libertar da violência e da subjugação a que elas estavam submetidas. Isso é, sem dúvidas, um dos maiores propósitos do projeto”, comentou a promotora.
A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada no dia 20 de junho.