Após esforço do município, partos sem fator de risco voltam a ser realizados em Arapiraca
Chama fechou maternidade no dia 15 de junho alegando inviabilidade financeira
Após esforço da prefeitura de Arapiraca, os partos sem fator de risco voltam a ser realizados no município a partir da próxima sexta-feira (12). O Centro Hospitalar Manoel André (Chama) fechou a maternidade há três semanas, obrigando as moradoras de Arapiraca em trabalho de parto, que tiveram pré-natal em intercorrências, a serem transferidas para outros municípios para darem a luz a seus filhos.
"O acordo era para que o Chama retomasse a maternidade a partir desta quarta (10), mas encaminhou ofício informando que na sexta estará com tudo pronto para retomar o serviço", declarou a secretária municipal de Saúde, Rafaella Souza Albuquerque.
A maternidade do Chama fechou no dia 15 de junho, um sábado, sobrecarregando o serviço do Hospital Regional, que é referência em partos de alto risco para a 2ª Macrorregião de Saúde, que corresponde a mais de 40 municípios alagoanos.
A equipe da Secretaria de Saúde, junto com a Sesau, precisou fazer um remapeamento dos serviços de parto de risco habitual - termo técnico para partos sem fator de risco - para atender as parturientes de Arapiraca, que passaram a ser remanejadas para hospitais em Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema ou Penedo.
Rafaella Albuquerque afirma que o município passou a disponibilizar ambulâncias para levar as mulheres em trabalho de parto para esses hospitais.
"Ao mesmo tempo, desde o primeiro dia estávamos em discussão permanente tentando chegar a uma solução, que contou com o esforço da nossa equipe e do governo do estado", declarou.
O fechamento da maternidade do Chama está relacionado à crise financeira que o hospital está enfrentando, que no começo do ano provocou o encerramento temporário dos serviços de cardiologia, que foram retomados após atuação do Ministério Público.
A secretária explicou que a crise, em parte, está relacionada ao fato de o Chama ser uma instituição privada, que não pode receber recursos de emendas federais. "Apesar de a prefeitura de Arapiraca estar em dias com os repasses, ficou acertado que também vamos cobrir uma parte do déficit que o Chama está enfrentando", ressaltou.
Últimas notícias
imagens mostram fuga de pessoas durante incêndio na Suíça
Primeira Superlua de 2026 pode ser vista neste sábado (03)
Parque Aquático do Clube do Servidor abrirá neste primeiro fim de semana de 2026
Tia Júlia, Paulo Dantas, Silvio Camelo e Júlio Cezar anunciam novos serviços para o Santa Rita
Motorhome desce ladeira e cai no Rio São Francisco em Piranhas
Leonardo Dias denuncia sofrimento de pacientes em UPAs e cobra autoridades
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
