Democratização do ensino: Capes aprova 17 cursos EaD para a Ufal
As 10 especializações e as sete licenciaturas serão ofertadas em 2025 e 2026
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou, na íntegra, as 17 propostas de cursos apresentadas pela Coordenadoria de Educação a Distância (Cied) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O edital nº 25/2023 foi divulgado no dia 21 de junho.
As sete licenciaturas aprovadas são em Geografia, Ciências Sociais, Letras Espanhol, Letras Inglês, Letras Português, Matemática e Pedagogia, com previsão de início em 2025 e 2026. Ao todo, serão ofertadas 1450 vagas, divididas em duas ofertas.
Os 10 cursos lato sensu (especialização) englobam diversas áreas do conhecimento e totalizam 1.500 vagas. Os novos cursos - Cultura Oceânica e Sustentabilidade no Ensino Básico; Ensino de Ciências e Saúde Única; Educação em Direitos Humanos; Ensino de Geografia; Gestão Sustentável no Manejo Integrado em Proteção de Plantas; Educação Infantil; Gestão Escolar; e Ciência é 10! - somam-se aos já ofertados de Gestão Pública; e Gestão Pública Municipal.
Os cursos a distância representam o compromisso da Ufal com o ensino público, gratuito e de qualidade, além da democratização do ensino, tendo em vista que possibilitam a oferta de cursos em regiões com carência de oportunidades. Atualmente, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Ufal oferta quatro cursos de graduação e duas especializações, em 15 polos espalhados por todo o estado.
De acordo com a coordenadora adjunta da UAB na Ufal, Natallya Levino, o edital está sendo elaborado junto à Copeve e deve ser lançado até outubro do corrente ano. “O momento da EaD na Ufal é de otimismo! Com esses novos cursos, esperamos que essa iniciativa fortaleça a modalidade e que novos cursos possam ser ofertados além da UAB”, destaca Levino.
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
