Alagoas

Sesau oferta 73 vagas para o Exame Nacional de Residência em Maceió e Arapiraca

Inscrições foram iniciadas nesta quarta-feira (7) e prosseguem até o próximo dia 5 de setembro

Por 7segundos/Assessoria 07/08/2024 14h02
Sesau oferta 73 vagas para o Exame Nacional de Residência em Maceió e Arapiraca
Vagas ofertadas estão divididas entre os Hospitais Geral do Estado, de Emergência do Agreste e Metropolitano de Alagoas - Foto: Ascom

As inscrições para a prova do Exame Nacional de Residência (Enare) foram iniciadas nesta quarta-feira (7) e prosseguem até o próximo dia 5 de setembro, com a oferta de 73 vagas de Residência Médica, Multi e Uniprofissional disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Do total de vagas ofertadas na Rede Pública Estadual de Saúde de Alagoas, 38 são para o Hospital Geral do Estado (HGE), nove para o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), ambos em Maceió; além de 26 para o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.

Para ler o edital e realizar a inscrição, o candidato deve acessar o site do Exame Nacional, por meio do endereço https://www.gov.br/ebserh/pt-br/ensino-e-pesquisa/exame-nacional-de-residencia-enare.

A iniciativa busca a eficiência e transparência no processo, além de economia aos cofres públicos, e conta com cotas para candidatos negros, indígenas e quilombolas.

As provas serão aplicadas, de forma simultânea, em todo o país, no dia 20 de outubro, e a realização ficará sob a responsabilidade da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destaca que a residência é de extrema importância para todos os profissionais, no sentido de torná-los especialistas em áreas específicas.





“Por isso, a oferta destas 73 vagas nas unidades vinculadas à Sesau é uma oportunidade imperdível para os servidores que já atuam na Rede Pública Estadual de Saúde de Alagoas, visando potencializar o conhecimento que já possuem, o que se reverte em melhoria na assistência prestada ao povo alagoano", frisou o gestor.

Distribuição das vagas


As vagas são voltadas aos profissionais com Graduação em Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Para as vagas de Residência Médica, destinada a médicos que buscam aprimorar suas habilidades clínicas e teóricas em diversas especialidades, o valor de inscrição será de R$ 330,00.

Já para as vagas de Residência Multi e Uniprofissional, destinadas a diversos profissionais da saúde, como enfermeiros, fisioterapeutas e farmacêuticos, entre outros, o valor da inscrição será de R$ 220,00 para todas as especialidades. A condução do processo de seleção unificado será feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Programas


Entre os requisitos para concorrer às vagas, além da realização da prova, é possuir graduação na área, com registro no respectivo conselho de classe.

A novidade deste ano foi a criação dos Programas de Residência na área Multiprofissional, no HGE, em Maceió, e no HEA, em Arapiraca, com as especialidades de Atenção ao Paciente Crítico e Atenção em Urgência e Emergência, ampliando a oferta de Programas de Residência na Rede Pública Estadual em Alagoas.



Na área Médica, os Programas de Residência são ofertados para as especialidades de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Emergência Pediátrica, Endoscopia, Medicina de Emergência, Medicina Física e Reabilitação, Medicina Intensiva, Neurologia, Ortopedia e Traumatologia e Pediatria.

Na área Uniprofissional, os Programas de Residência são para as especialidades de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia em Terapia Intensiva e Nutrição Clínica.

Exame Nacional de Residência


O Enare é uma avaliação realizada nacionalmente, e de forma unificada, assim como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a oferta de vagas de residências nas áreas Médica, Multi e Uniprofissional, em todo território brasileiro, 8.700 vagas serão ofertadas este ano.

A classificação dos candidatos ocorre com base na nota alcançada na prova e análise curricular na especialidade, sendo semelhante ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), onde os participantes concorrem a vagas nos 1.700 programas em todo país.