Arapiraca

Ronda no Bairro só será instalada em Arapiraca em junho de 2025, segundo Seprev

Secretaria Paloma Tojal declarou que equipamentos precisam ser reordenados

Por Patrícia Bastos/ 7Segundos 20/08/2024 07h07 - Atualizado em 20/08/2024 08h08
Ronda no Bairro só será instalada em Arapiraca em junho de 2025, segundo Seprev
Prédio que vai servir de base para o Ronda no Bairro em Arapiraca já abriga Rede Acolhe - Foto: Marivaldo Vítor/ 7Segundos

A secretária de Prevenção à Violência, Paloma Tojal, afirmou que a inauguração do Ronda no Bairro em Arapiraca só deve acontecer em julho de 2025.

Durante coletiva sobre os dados da segurança pública de Alagoas, o governador Paulo Dantas passou a palavra para a titular da Seprev quando foi indagado pelo 7Segundos sobre a inauguração do programa, que é aguardado com expectativa especialmente pelos empresários do centro.

"A gente tem uma previsão junto ao governador para entregar o Ronda no Bairro em Arapiraca até junho de 25", afirmou Paloma Tojal, após observar que a mesma pergunta já havia sido feita antes, em outra coletiva sobre segurança pública.

Ela justificou o prazo longo informando que, antes de o programa ser colocado em prática, a secretaria precisa fazer reordenamento de outros dois equipamentos do município.

"Nós temos mais dois equipamentos de prevenção à violência em Arapiraca, que é o Rede Acolhe e a Casa de Direitos. Estamos reorganizando esses equipamentos para que juntos trabalhem com o Ronda no Bairro", explicou.

A Rede Acolhe tem como atividade principal acolher pessoas em situação de dependência química, atuando em conjunto com centros de acolhimento e comunidades terapêuticas e fazendo busca ativa por pessoas que querem vencer a dependência de drogas. Já a Casa de Direitos oferece uma série de serviços de cidadania, como a emissão de documentos e serviços jurídicos, como orientação sobre direitos e mediação jurídica, entre outros.

A expectativa para a instalação do programa Ronda no Bairro em Arapiraca existe desde 2018, quando os vereadores Léo Saturnino e Fábio Henrique (falecido em 2023) apresentaram reivindicação ao então governador Renan Filho.

Na época, os arrombamentos a estabelecimentos comerciais e roubos a pedestres eram a principal reclamação dos empresários do município e o Ronda no Bairro foi apresentado como uma das medidas a serem implantadas para reduzir a criminalidade.

O programa já tem até mesmo uma base em Arapiraca, localizada no imóvel que já funcionou de sede para a SMTT, no bairro Itapoã, e que passou por uma grande reforma em 2023. O imóvel conta com 20 salas, vestiário e estacionamento. A Rede Acolhe já funciona no local e há previsão para Casa de Direitos também ser transferida para lá.