Ronda no Bairro só será instalada em Arapiraca em junho de 2025, segundo Seprev
Secretaria Paloma Tojal declarou que equipamentos precisam ser reordenados
A secretária de Prevenção à Violência, Paloma Tojal, afirmou que a inauguração do Ronda no Bairro em Arapiraca só deve acontecer em julho de 2025.
Durante coletiva sobre os dados da segurança pública de Alagoas, o governador Paulo Dantas passou a palavra para a titular da Seprev quando foi indagado pelo 7Segundos sobre a inauguração do programa, que é aguardado com expectativa especialmente pelos empresários do centro.
"A gente tem uma previsão junto ao governador para entregar o Ronda no Bairro em Arapiraca até junho de 25", afirmou Paloma Tojal, após observar que a mesma pergunta já havia sido feita antes, em outra coletiva sobre segurança pública.
Ela justificou o prazo longo informando que, antes de o programa ser colocado em prática, a secretaria precisa fazer reordenamento de outros dois equipamentos do município.
"Nós temos mais dois equipamentos de prevenção à violência em Arapiraca, que é o Rede Acolhe e a Casa de Direitos. Estamos reorganizando esses equipamentos para que juntos trabalhem com o Ronda no Bairro", explicou.
A Rede Acolhe tem como atividade principal acolher pessoas em situação de dependência química, atuando em conjunto com centros de acolhimento e comunidades terapêuticas e fazendo busca ativa por pessoas que querem vencer a dependência de drogas. Já a Casa de Direitos oferece uma série de serviços de cidadania, como a emissão de documentos e serviços jurídicos, como orientação sobre direitos e mediação jurídica, entre outros.
A expectativa para a instalação do programa Ronda no Bairro em Arapiraca existe desde 2018, quando os vereadores Léo Saturnino e Fábio Henrique (falecido em 2023) apresentaram reivindicação ao então governador Renan Filho.
Na época, os arrombamentos a estabelecimentos comerciais e roubos a pedestres eram a principal reclamação dos empresários do município e o Ronda no Bairro foi apresentado como uma das medidas a serem implantadas para reduzir a criminalidade.
O programa já tem até mesmo uma base em Arapiraca, localizada no imóvel que já funcionou de sede para a SMTT, no bairro Itapoã, e que passou por uma grande reforma em 2023. O imóvel conta com 20 salas, vestiário e estacionamento. A Rede Acolhe já funciona no local e há previsão para Casa de Direitos também ser transferida para lá.
Últimas notícias
Investimento do Governo de Alagoas na Grande Maceió vai gerar 42 mil empregos diretos
Polícia Civil descarta versão de legítima defesa em caso de morte de médico em Arapiraca
Médico que foi assassinado por ex respondia por estupro de vulnerável e violência contra mulher
SSP convoca 961 vítimas de roubo ou furto de celulares para restituição de aparelhos
Autor da lei que autoriza escola bilíngue na rede municipal, Leonardo Dias comemora implantação da unidade
Ex-presidente da Federação Espanhola é atacado com ovos pelo tio; entenda
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
