Eleições

Candidato à prefeitura de Craíbas, Ediel Leite crítica falta de transparência da atual gestão do município

Ex-prefeito participou do programa "Na Mira da Notícia", programa do Grupo 7 Segundos que foi ao ar na última quinta-feira (05)

Por Douglas Henrique* 05/09/2024 20h08 - Atualizado em 05/09/2024 22h10
Candidato à prefeitura de Craíbas, Ediel Leite crítica falta de transparência da atual gestão do município
Ediel Leite, em entrevista ao programa "Na Mira da Notícia" - Foto: Luciano Amorim

O ex-prefeito e candidato pela terceira vez ao cargo em Craíbas, Ediel Leite, do Partido MDB, fez duras críticas à falta de transparência sobre os recursos destinados à prefeitura, em diferentes áreas, como a saúde, educação e infraestrutura.

As afirmações de Ediel foram feitas no programa "Na Mira da Notícia", programa do Grupo 7 Segundos que foi ao ar na última quinta-feira (05), pela Rádio Gazeta FM em Arapiraca.

A entrevista foi dividida em 4 blocos temáticos, por meio de sorteio, o primeiro assunto a ser discutido foi o meio ambiente, onde o ex-prefeito afirmou que não era a favor de fechar a Mineradora Vale Verde, como o atual prefeito, Teófilo Pereira, prometeu na campanha de 2020.

“A atual gestão tem deixado a desejar em relação ao assunto, porque eles prometeram acabar com a mineradora, mas isso não é o ideal porque ela traz dividendos e investimentos ao município. Precisamos alinhar as ideias com a empresa para podermos criar uma solução para as responsabilidades ambientais serem cumpridas”, disse Ediel Leite.

Quando foi questionado sobre os pagamentos de indenizações às pessoas que viviam na região da mineradora antes de ser criada, o candidato revelou que planeja conversar com o Ministério Público (MP) para tentar encontrar um acordo sobre um valor ideal de indenização.

Em relação ao pós-mineradora, o ex-prefeito destacou que a Vale Verde deverá continuar por um longo tempo. Por isso, ele ressaltou a importância de criar ações afirmativas para minimizar os malefícios que a extração de minérios pode causar ao meio ambiente.

O aterro sanitário também foi um assunto tratado no programa, com Ediel Leite revelou que não cogita fechar o local, pois o local atende 30 municípios, mas espera melhorar sua qualidade, com Investimentos em mão de obra e equipamentos.

Infraestrutura


Já no segundo bloco da entrevista, o tema foi a infraestrutura, onde o candidato criticou duramente a gestão de Teófilo Pereira, pelos gastos excessivo, falta de transparência e obras feitas com má qualidade.

Quando o entrevistador pediu exemplos dessa situação, o ex-prefeito trouxe como argumentos reformas ruins em creches, hospitais, escolas e estradas na cidade. Além disso, ele abordou a falta de transparência nos valores das obras.

Entre as propostas apresentadas pelo candidato estão ampliar novas reformas e obras no município.
Outro ponto destacado pelo político em relação à infraestrutura foi criar plano governamental para melhorar o abastecimento de água na região.

Educação


Na temática da educação, o ex-prefeito criticou Teófilo Pereira pelo fechamento de algumas escolas na cidade nos últimos anos, bem como os gastos acima do normal em reformas “mal feitas” nas instituições de ensino.

Além disso, o entrevistado ressaltou que o atual prefeito não tem uma boa relação com os profissionais de educação, com greves acontecendo durante o mandado.

Como propostas, o candidato à prefeitura destacou que fará novos investimentos na área, criando a novas escolas, creches e a melhora nas condições trabalhistas dos profissionais.

Saúde


Confira as propostas de Teófilo Pereira na área da saúde no município:

-Criação de convênios com outros hospitais para a população ter acesso a exames e cirurgias seletivas;

- Novo hospital que amplie essas possibilidades de exames e cirurgias, com maior estrutura;
- Programa de medicação continuada;

- Programa para crianças autistas;

-Melhorar infraestrutura para lidar com situações de média e alta complexidade na saúde pública;

- Criação de uma casa Lilás para acolher as mulheres que sofrerem violência doméstica, capacitando-as para conseguirem viver após o trauma.

*Estagiário sob supervisão