Estudantes de Turismo realizam atividade de preservação da Prainha de Penedo
Ação de extensão teve foco na sinalização turística e sensibilização ambiental
Uma turma de estudantes do curso de Turismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Penedo, participa, durante os meses de setembro e outubro, de ação de sensibilização ambiental na Prainha de Penedo, onde o foco é, além da preservação ambiental e conscientização ecológica, realizar ações de sinalização turística. O projeto de extensão é coordenado pelos professores Éder Bezerra e Rafael Arruda.
“O projeto Sinalização Turística para Sensibilização Ambiental visa unir a comunidade acadêmica e local para promover a educação ambiental através da instalação de placas informativas na Prainha de Penedo, com atividades programadas para os meses de setembro e outubro”, explica o professor Éder. Segundo ele, o projeto iniciou com o inventário da flora da Prainha, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA).
“Serão catalogadas diversas espécies nativas, etapa fundamental para a criação de conteúdo educativo e relevante para turistas, moradores e demais atores locais”, afirma.
Na sequência, será realizada uma oficina de confecção das placas de sensibilização ambiental. Nessa atividade, alunos do Curso de Turismo da Ufal Penedo, juntamente com estudantes e professores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), criarão placas educativas com mensagens sobre a importância da preservação do meio ambiente e o respeito à flora e fauna locais.
Após a confecção, as placas receberão mensagens educativas e passarão por um processo de pintura. O objetivo é sensibilizar visitantes e a comunidade sobre a necessidade de proteger o meio ambiente e preservar a beleza natural da Prainha em Penedo.
Por fim, ocorrerá o plantio de mudas e a instalação das placas na Prainha, em parceria com a Prefeitura Municipal de Penedo. “Além de instalar as placas ao longo da praia, os participantes plantarão mudas de espécies nativas, reforçando o compromisso com a conservação da biodiversidade local”, acrescenta o professor Éder Bezerra.
E conclui: “A iniciativa fortalece o vínculo entre a universidade e a comunidade, promovendo um impacto positivo na preservação ambiental e no turismo consciente em Penedo. O projeto busca despertar o interesse de turistas e moradores para a conservação dos espaços naturais e servir de modelo para futuras ações na região”.

Últimas notícias
Educação divulga lista da segunda chamada para matrículas no Colégio Tiradentes
Pesquisa em Alagoas mostra presidente Lula na liderança, seguido por Flávio Bolsonaro
Prouni 2026: prazo de inscrição para 1º semestre termina nesta quinta
Vídeo registra tombamento de caminhão de lixo que deixou gari ferido na orla de Maceió
Saiba quais são as regras para ambulantes nas prévias e no Carnaval 2026
IPTU 2026 com 20% de desconto vence nesta sexta-feira (30); saiba como emitir a guia
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
