Estudantes de Turismo realizam atividade de preservação da Prainha de Penedo
Ação de extensão teve foco na sinalização turística e sensibilização ambiental
Uma turma de estudantes do curso de Turismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Penedo, participa, durante os meses de setembro e outubro, de ação de sensibilização ambiental na Prainha de Penedo, onde o foco é, além da preservação ambiental e conscientização ecológica, realizar ações de sinalização turística. O projeto de extensão é coordenado pelos professores Éder Bezerra e Rafael Arruda.
“O projeto Sinalização Turística para Sensibilização Ambiental visa unir a comunidade acadêmica e local para promover a educação ambiental através da instalação de placas informativas na Prainha de Penedo, com atividades programadas para os meses de setembro e outubro”, explica o professor Éder. Segundo ele, o projeto iniciou com o inventário da flora da Prainha, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA).
“Serão catalogadas diversas espécies nativas, etapa fundamental para a criação de conteúdo educativo e relevante para turistas, moradores e demais atores locais”, afirma.
Na sequência, será realizada uma oficina de confecção das placas de sensibilização ambiental. Nessa atividade, alunos do Curso de Turismo da Ufal Penedo, juntamente com estudantes e professores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), criarão placas educativas com mensagens sobre a importância da preservação do meio ambiente e o respeito à flora e fauna locais.
Após a confecção, as placas receberão mensagens educativas e passarão por um processo de pintura. O objetivo é sensibilizar visitantes e a comunidade sobre a necessidade de proteger o meio ambiente e preservar a beleza natural da Prainha em Penedo.
Por fim, ocorrerá o plantio de mudas e a instalação das placas na Prainha, em parceria com a Prefeitura Municipal de Penedo. “Além de instalar as placas ao longo da praia, os participantes plantarão mudas de espécies nativas, reforçando o compromisso com a conservação da biodiversidade local”, acrescenta o professor Éder Bezerra.
E conclui: “A iniciativa fortalece o vínculo entre a universidade e a comunidade, promovendo um impacto positivo na preservação ambiental e no turismo consciente em Penedo. O projeto busca despertar o interesse de turistas e moradores para a conservação dos espaços naturais e servir de modelo para futuras ações na região”.

Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
