Lirinha, Antenor Cazuza, Mago Véio e Quiçaça trazem poesia e música para 2º Sarau de Retalhos neste sábado
Na oportunidade, haverá “Roda de Conversa e Performance Poética” com Lirinha, Mago Véio e Antenor Cazuza, além de show da banda Quiçaça.

A Cultura costurando a nossa existência. O emendo dessa grande colcha do 2º Sarau de Retalhos será concluído neste sábado (21), com muita poesia e música em Arapiraca, em plena chegada da Primavera.
O encontro está marcado para começar a partir das 18h, no Vila Vinil, gastrobar situado no bairro Santa Esmeralda. O local estará aberto para todos e todas que asneiam por eventos que tragam o prisma basal das nossas tradições nordestinas e seu resgate.
Na oportunidade, haverá “Roda de Conversa e Performance Poética” com Lirinha, Mago Véio e Antenor Cazuza, além de show da banda Quiçaça.
Adicionalmente, neste mesmo dia e local, ocorrerá a Feira da Troca do Sarau, incentivando a economia solidária e o escambo cultural. O ponto de arrecadação (roupas, calçados, acessórios, livros, sapatos etc.) é o próprio Vinil até sábado. Na data, basta levar seus itens e trocar na ocasião.
Para participar deste momento único, adquira seu ingresso antecipadamente por meio deste link: www.sympla.com.br/evento/sarau...
VÁRIOS DEDOS DA POESIA
José Paes de Lira Filho, o Lirinha, estará estreando seus calcanhares em Arapiraca neste final de semana. Poeta, cantador e compositor, ele é ex-vocalista da banda Cordel do Fogo Encantado, consolidando carreira solo, mas sempre muito bem acompanhado.
“Primeira vez em Arapiraca, Alagoas, participando dessa roda viva de conversas, com declamações, histórias e memórias, ao lado de Antenor e Mago”, pontua o poeta pernambucano de Arcoverde em mensagem circulante nas redes sociais. O aviso de quem vem lá.
A bem da verdade, Lirinha tem um pé no teatro e os dedos na literatura, já tendo atuado e feito livro. Seu projeto musical mais recente foi lançado no ano passado, o “MÊIKE RÁS FÂN” — assim mesmo, com letras garrafais quase onomatopéicas.
Neste sábado (21), Arapiraca vai poder acolhê-lo em sua sombra, juntamente com outro grande poeta do nosso Nordeste, nascido na Prata da Paraíba, sertão do Cariri.
Poeta de família e essência, é filho do consagrado Zé de Cazuza, conhecido como "Homem Gravador". Antenor Cazuza, o poeta forrozeiro que canta para o coração do povo, tem na língua a afiação e afinação certas.
Outro anfitrião na noite poética no Vinil é o Mago Véio. Artista da terra, ele é poeta popular e cantor da banda Quiçaça, dono de voz peculiar e única nos agrestes percorridos e, ao mesmo tempo, comum entre os aboios. Destaca-se também pelo trabalho solo, agora tendo no prelo o álbum autoral intitulado “Poetas que Cantaram o Mar, Mas Nunca o Avistaram”.
Na sequência, ocorrerá show da aclamada banda arapiraquense de reggae rock rural, Quiçaça.
O quinteto musical destilará também sua poesia psicordélica, tendo como filtro o cotidiano do homem e da mulher do Sertão e Agreste alagoanos.
A banda apresentará hits do seu EP Jurema e também músicas do seu vindouro álbum “Dichavadores de Fumo de Arapiraca”, misturando nessa mesma seda a lisergia e o psicologia advinda do nosso povo.
ATIVIDADES RETALHADAS
Na primeira fase do 2º Sarau de Retalhos, houve oficinas de poesia e confecção de livretos artesanais.
A Oficina de Escrita Poética aconteceu com o professor de Linguagens, Edson Granja, no Colégio Multivisão, em Arapiraca. No mesmo local, ocorreu também a Oficina de Livretos Artesanais, com Joelma Dantas, pedagoga, artesã e contadora de histórias.
A culminância para esses dois momentos foi no dia 14 de setembro, na Área Verde Dom Constantino Lüers, ponto-pulmão da nossa cidade-árvore.
O Sarau de Retalhos é um espaço de expressão artística e cultural, onde todos são bem-vindos e bem-vindas para mostrar seu talento e compartilhar suas experiências.
Esta 2ª edição do Sarau é uma realização da Companhia Teatral Raízes da Terra, com apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude de Arapiraca.
Ele se encerra bem no início primaveril, a estação que traz as sementes e as flores à tona. Com o encanto da poesia e da música, os bons ventos trarão os novos perfumes para alcançar os retalhos que ficaram expostos nesse grande varal que se abriu.
Últimas notícias
Marcos Beltrão segue como escolha da família para vaga na ALE, mas o cenário ainda pode mudar
Marcelo Palmeira joga culpa do atraso do Plano Diretor de Maceió nos gestores do Iplan

Advogada alagoana do caso Daniel Alves comemora nas redes sociais a absolvição do ex-jogador

Três pessoas ficam gravemente feridas em acidente com motos em Coité do Nóia

Vigia transforma muro de escola estadual com ilustrações que valorizam as brincadeiras da infância e tradições de Riacho Doce

Polícia Militar apreende droga em Piaçabuçu adquirida no estado de Sergipe
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
