Uneal tem docentes e egresso selecionados no Prêmio de Excelência Acadêmica da Fapeal
O Prêmio de Excelência Acadêmica é concedido a pesquisadores que publicam artigos em revistas classificadas no Qualis CAPES como A1, A2, A3 e A4.
As docentes da Universidade Estadual de Alagoas, Joyce Magalhães e Samara Cavalcanti, e o egresso do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura (ProDiC-Uneal), Rafael de Lima Silva, foram contemplados com o Prêmio de Excelência Acadêmica 2024 concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).
Lecionando nos campi I – Arapiraca e III – Palmeira dos Índios, Joyce Magalhães foi agraciada em virtude da submissão do trabalho “Práticas Decoloniais na formação de professores de inglês: Reflexões e ações”, resultante da sua tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Sobre a seleção, ela destaca a trajetória como mulher na ciência. “Em um país que frequentemente nega e descredibiliza a ciência, receber um Prêmio de Excelência Acadêmica da FAPEAL, sendo professora, pesquisadora e mãe, é um sinal de que, apesar das dificuldades enfrentadas no meio acadêmico, temos desenvolvido pesquisas de alto nível e estamos sendo reconhecidas por isso. Para mim, esse prêmio representa a esperança de que a ciência seja cada vez mais valorizada!”, frisou Magalhães.
A professora do Campus III – Palmeira dos Índios, Samara Calvacanti foi selecionada com o artigo “Educação Inclusiva, o Programa Residência Pedagógica e a Pandemia: reflexões sobre as práticas”, publicado na Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, e produzido a partir das suas pesquisas no Programas de Pós-Graduação em Educação da Ufal.
“O Prêmio de Excelência Acadêmica é um reconhecimento importante na minha história pessoal, profissional e acadêmica. E, especialmente, a alegria de alcançar pela segunda vez uma premiação tão importante e potente em Alagoas, por ser uma mulher negra, nordestina, professora, pesquisadora e mãe! Parabenizo e agradeço à FAPEAL pelo edital e incentivo à pesquisa no estado de Alagoas. Além de agradecer a minha orientadora do doutorado, a professora Neiza Fumes (UFAL), pelo incentivo e confiança constante ao longo do curso, ao programa de Pós-graduação em Educação da UFAL, às participantes da minha pesquisa e à Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)”, afirmou Cavalcanti.
O mestre pelo ProdiC-Uneal, Rafael de Lima Silva, recebeu o Prêmio pelo artigo “Afroteologia como Palimpsesto Histórico: dos elohim aos orixás”, publicado na Revista Brasileira de História das Religiões. Durante o mestrado, teve a orientação do professor Lidemberg Lopes. “O artigo foi um recorte da dissertação de mestrado e teve como principal objetivo (re)pensar estruturas culturais, perpassando por uma análise crítica da história da Afroteologia em comparação com a religião cristã. Articulamos em pontos principais o que viria ser história, como diversas religiões se alinham oriundas de uma mesma matriz (ou raiz) e a similaridade entre os orixás, elohim bíblicos e os theói gregos”, resume o trabalho.
Atualmente, Rafael de Lima está no curso de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (ProPGeo - UECE).
O Prêmio de Excelência Acadêmica é concedido a pesquisadores que publicam artigos em revistas classificadas no Qualis CAPES como A1, A2, A3 e A4.
Últimas notícias
Dia do Evangélico é celebrado com fé, música e pregações em Girau do Ponciano
Bosque das Arapiracas recebe, nesta segunda (1º), show de aniversário da Filarmônica Divina Harmonia
Câmeras flagram momento em que homem descarta feto em via pública de Delmiro Gouveia
Homem procura polícia e admite ter descartado feto em via pública de Delmiro Gouveia
Banda Gratidão e Felipe Rodrigues reúnem milhares de pessoas na Festa do Evangélico em São Sebastião
Seduc inicia processo de transferência interna dos estudantes da rede estadual para 2026
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
