Uneal tem docentes e egresso selecionados no Prêmio de Excelência Acadêmica da Fapeal
O Prêmio de Excelência Acadêmica é concedido a pesquisadores que publicam artigos em revistas classificadas no Qualis CAPES como A1, A2, A3 e A4.

As docentes da Universidade Estadual de Alagoas, Joyce Magalhães e Samara Cavalcanti, e o egresso do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura (ProDiC-Uneal), Rafael de Lima Silva, foram contemplados com o Prêmio de Excelência Acadêmica 2024 concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).
Lecionando nos campi I – Arapiraca e III – Palmeira dos Índios, Joyce Magalhães foi agraciada em virtude da submissão do trabalho “Práticas Decoloniais na formação de professores de inglês: Reflexões e ações”, resultante da sua tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Sobre a seleção, ela destaca a trajetória como mulher na ciência. “Em um país que frequentemente nega e descredibiliza a ciência, receber um Prêmio de Excelência Acadêmica da FAPEAL, sendo professora, pesquisadora e mãe, é um sinal de que, apesar das dificuldades enfrentadas no meio acadêmico, temos desenvolvido pesquisas de alto nível e estamos sendo reconhecidas por isso. Para mim, esse prêmio representa a esperança de que a ciência seja cada vez mais valorizada!”, frisou Magalhães.
A professora do Campus III – Palmeira dos Índios, Samara Calvacanti foi selecionada com o artigo “Educação Inclusiva, o Programa Residência Pedagógica e a Pandemia: reflexões sobre as práticas”, publicado na Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, e produzido a partir das suas pesquisas no Programas de Pós-Graduação em Educação da Ufal.
“O Prêmio de Excelência Acadêmica é um reconhecimento importante na minha história pessoal, profissional e acadêmica. E, especialmente, a alegria de alcançar pela segunda vez uma premiação tão importante e potente em Alagoas, por ser uma mulher negra, nordestina, professora, pesquisadora e mãe! Parabenizo e agradeço à FAPEAL pelo edital e incentivo à pesquisa no estado de Alagoas. Além de agradecer a minha orientadora do doutorado, a professora Neiza Fumes (UFAL), pelo incentivo e confiança constante ao longo do curso, ao programa de Pós-graduação em Educação da UFAL, às participantes da minha pesquisa e à Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)”, afirmou Cavalcanti.
O mestre pelo ProdiC-Uneal, Rafael de Lima Silva, recebeu o Prêmio pelo artigo “Afroteologia como Palimpsesto Histórico: dos elohim aos orixás”, publicado na Revista Brasileira de História das Religiões. Durante o mestrado, teve a orientação do professor Lidemberg Lopes. “O artigo foi um recorte da dissertação de mestrado e teve como principal objetivo (re)pensar estruturas culturais, perpassando por uma análise crítica da história da Afroteologia em comparação com a religião cristã. Articulamos em pontos principais o que viria ser história, como diversas religiões se alinham oriundas de uma mesma matriz (ou raiz) e a similaridade entre os orixás, elohim bíblicos e os theói gregos”, resume o trabalho.
Atualmente, Rafael de Lima está no curso de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (ProPGeo - UECE).
O Prêmio de Excelência Acadêmica é concedido a pesquisadores que publicam artigos em revistas classificadas no Qualis CAPES como A1, A2, A3 e A4.
Últimas notícias

Circuito Penedo de Cinema abre inscrições para curadoria da Mostra Cineclubista

Ronda no Bairro apreende drogas e balança de precisão em abordagem na Cruz das Almas

Trabalhador morre e dois ficam feridos após ônibus invadir galeria em Maragogi

Justiça determina ação para reintegração de posse em propriedade rural disputada em Arapiraca

Prefeitura de Maceió abre inscrições para oficinas presenciais do Plano de Mobilidade Urbana

Prefeito Luciano Barbosa prestigia inauguração do Arquivo Judiciário no Fórum de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
