HEA recepciona novos estagiários do Programa Preparando a Volta Para Casa em Arapiraca
Serviço foi implantado na unidade hospitalar há 11 anos e tem ajudado os familiares dos pacientes a lidar com eles após a alta hospitalar
Os profissionais do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, integrantes do programa Preparando a Volta Para Casa, recepcionaram os novos estagiários que vão acompanhar os trabalhos da equipe multiprofissional, durante os treinamentos com familiares de pacientes acolhidos pelo programa.
O evento ocorreu no auditório da unidade hospitalar, onde todos estiveram atentos às instruções, visando seguir os protocolos e entender o funcionamento do programa, que existe há 11 anos e que colabora com a rotina de pacientes sequelados por trauma ou Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O programa Preparando a Volta Para Casa conta com estagiários nas áreas de serviço social, nutrição, enfermagem, fisioterapia, psicologia e medicina. “É um programa multidisciplinar que está progredindo cada vez mais. Receber um paciente em casa não é fácil. E nós, de maneira pioneira, iniciamos o trabalho há 11 anos, treinando os familiares para receberem o paciente e, deste modo, contribuímos para que as famílias possam cuidar deles da melhor maneira possível. Como dar banho, como alimentá-los, entre outras ações que vão fazer parte da nova rotina da casa”, explicou a psicóloga Mônica Leal, coordenadora do programa.
Após o período de estágio, o estudante sai do HEA com uma visão peculiar, pois a unidade hospitalar não cuida apenas do paciente durante o período da internação, mas treina a família para o pós-internação. “Além de reforçar a importância do trabalho em equipe, desde o período passado adotamos as aulas multidisciplinares, com os estagiários apresentando trabalhos e ministrando aulas para os profissionais do programa. Os acadêmicos estudam mais, pesquisam mais e isso também fortalece o nível dos técnicos, que também estão sempre sendo capacitados, estudando e aprendendo mais para tirar as dúvidas dos estagiários”, detalhou Mônica Leal.
Aluna do 10° período de enfermagem no Campus Arapiraca da Uninassau, Renilsa Basílio, de 40 anos, está empolgada com as possibilidades de aprendizado. “O programa Preparando a Volta Para Casa é enriquecedor do ponto de vista didático e também como pessoa, porque nos proporciona a oportunidade de acolher pessoas e treiná-las para que acolham seus familiares quando retornam para casa. Isso é muito gratificante”, avaliou.
A diretora-geral do HEA, a fonoaudióloga Bárbara Albuquerque, frisou que o programa Preparando a Volta para Casa tem um olhar diferenciado para as pessoas. "Se já temos um atendimento humanizado nos serviços da unidade, o programa realiza todo um processo de atenção, treinamento e preocupação com pacientes e familiares, preparando-os para o pós-alta hospitalar. Ficamos muito felizes por estes avanços, e que os estagiários consigam aproveitar ao máximo os ensinamentos dos profissionais”, afirmou a gestora do HEA.