HEA recepciona novos estagiários do Programa Preparando a Volta Para Casa em Arapiraca
Serviço foi implantado na unidade hospitalar há 11 anos e tem ajudado os familiares dos pacientes a lidar com eles após a alta hospitalar
Os profissionais do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, integrantes do programa Preparando a Volta Para Casa, recepcionaram os novos estagiários que vão acompanhar os trabalhos da equipe multiprofissional, durante os treinamentos com familiares de pacientes acolhidos pelo programa.
O evento ocorreu no auditório da unidade hospitalar, onde todos estiveram atentos às instruções, visando seguir os protocolos e entender o funcionamento do programa, que existe há 11 anos e que colabora com a rotina de pacientes sequelados por trauma ou Acidente Vascular Cerebral (AVC).
%20(2).jpg)
O programa Preparando a Volta Para Casa conta com estagiários nas áreas de serviço social, nutrição, enfermagem, fisioterapia, psicologia e medicina. “É um programa multidisciplinar que está progredindo cada vez mais. Receber um paciente em casa não é fácil. E nós, de maneira pioneira, iniciamos o trabalho há 11 anos, treinando os familiares para receberem o paciente e, deste modo, contribuímos para que as famílias possam cuidar deles da melhor maneira possível. Como dar banho, como alimentá-los, entre outras ações que vão fazer parte da nova rotina da casa”, explicou a psicóloga Mônica Leal, coordenadora do programa.
Após o período de estágio, o estudante sai do HEA com uma visão peculiar, pois a unidade hospitalar não cuida apenas do paciente durante o período da internação, mas treina a família para o pós-internação. “Além de reforçar a importância do trabalho em equipe, desde o período passado adotamos as aulas multidisciplinares, com os estagiários apresentando trabalhos e ministrando aulas para os profissionais do programa. Os acadêmicos estudam mais, pesquisam mais e isso também fortalece o nível dos técnicos, que também estão sempre sendo capacitados, estudando e aprendendo mais para tirar as dúvidas dos estagiários”, detalhou Mônica Leal.
Aluna do 10° período de enfermagem no Campus Arapiraca da Uninassau, Renilsa Basílio, de 40 anos, está empolgada com as possibilidades de aprendizado. “O programa Preparando a Volta Para Casa é enriquecedor do ponto de vista didático e também como pessoa, porque nos proporciona a oportunidade de acolher pessoas e treiná-las para que acolham seus familiares quando retornam para casa. Isso é muito gratificante”, avaliou.
A diretora-geral do HEA, a fonoaudióloga Bárbara Albuquerque, frisou que o programa Preparando a Volta para Casa tem um olhar diferenciado para as pessoas. "Se já temos um atendimento humanizado nos serviços da unidade, o programa realiza todo um processo de atenção, treinamento e preocupação com pacientes e familiares, preparando-os para o pós-alta hospitalar. Ficamos muito felizes por estes avanços, e que os estagiários consigam aproveitar ao máximo os ensinamentos dos profissionais”, afirmou a gestora do HEA.
Últimas notícias
Homem é preso suspeito de tráfico de drogas na Vila Brejal, em Maceió
Motociclista cai em ribanceira após colidir com cavalo na zona rural de Porto Real do Colégio
Mulher pede socorro por bilhete e é resgatada de cárcere em Penedo
Governo reduz projeção do salário mínimo de 2026 para R$ 1.627
Homem é preso por embriaguez ao volante no município de Palmeira dos Índios
Homem embriagado é preso após agredir e ameaçar parentes em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
