Comunidade quilombola de Santana do Ipanema recebe Biblioteca Comunitária do governo estadual
Novo espaço de leitura fortalece a rede de bibliotecas públicas em Alagoas

O Sítio Baixio do Tamanduá, localizado no município de Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas, ganhou, na última terça-feira (22), uma biblioteca comunitária. Nomeada em homenagem a José Tributino, a nova biblioteca, que agora integra o Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), é um marco para a comunidade quilombola local e uma importante conquista no fortalecimento da rede de bibliotecas em Alagoas.
A idealizadora da biblioteca, Maria Luciléia Silva Cesário, emocionou os presentes com seu relato sobre a criação do espaço, homenageando o patrono José Tributino, e reforçando o compromisso com a preservação da história quilombola. Ao final do evento, a comunidade pôde visitar o novo espaço, que já conta com um acervo de livros, incluindo doações feitas pelo escritor José Malta.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a relevância da criação de novos espaços de leitura para o desenvolvimento social e cultural das comunidades.
"A abertura de novas bibliotecas, como a Biblioteca Comunitária José Tributino, é um passo importante para garantir que o acesso à educação e à cultura chegue a todos os cantos de Alagoas. A leitura é uma ferramenta poderosa de transformação, e é um privilégio ver essa comunidade remanescente de quilombos preservando sua memória e promovendo o conhecimento", afirmou.
"A inclusão da Biblioteca Comunitária no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas fortalece esse espaço, que agora terá acesso a capacitações voltadas para melhorias em sua gestão e funcionamento. Além disso, com o cadastro oficial, a biblioteca poderá participar de ações e projetos promovidos tanto pelo Governo Estadual quanto pelo Federal, ampliando suas oportunidades de crescimento e desenvolvimento. O compromisso do Governador Paulo Dantas é garantir que esse espaço continue sendo um ponto de referência para a comunidade, incentivando o hábito da leitura e a preservação da história local”, reforçou a secretária Mellina.

Crianças já desfrutam do acervo da biblioteca da comunidade. Foto: José Malta Fontes Neto/Cortesia à Secult
]Já Mira Dantas, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, também ressaltou a importância da biblioteca integrar oficialmente o sistema estadual.
"A entrada do espaço no Sistema Estadual de Bibliotecas representa não só um reconhecimento da sua relevância para a comunidade, mas também uma oportunidade de fortalecer ainda mais essa rede de leitura. Vamos garantir o apoio necessário para que esse espaço continue crescendo e fomentando o hábito da leitura entre as novas gerações", disse.
Últimas notícias

Homem é preso em Cacimbinhas após agredir companheira com golpe de facão
![[Vídeo] Ônibus de estudantes colide com duas motos em Arapiraca e deixa dois feridos](https://img.7segundos.com.br/bOfwPh4b32WPEjiWgx_R-4GpHeE=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-10-04-at-081643.jpeg)
[Vídeo] Ônibus de estudantes colide com duas motos em Arapiraca e deixa dois feridos
Centro de Convenções de Arapiraca deve impulsionar o turismo de negócios e eventos na região

Após troca de tiros, homem com tornozeleira eletrônica é preso na Barra de Santo Antônio

Homem é detido por populares após invadir casa para furtar bicicleta, em Maceió
Homem é preso em Arapiraca vendendo cocaína e maconha e justifica dizendo estar desempregado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
