Modernização dos equipamentos e ampliação do efetivo transformam a Segurança Pública em Arapiraca
Um dos investimentos mais recentes são as câmeras de videomonitoramento, que serão instaladas por toda a cidade
Ao longo dos últimos anos, as ações do Governo de Alagoas, realizadas por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), têm melhorado o dia a dia da população de Arapiraca. A instalação de um sistema de câmeras de videomonitoramento, por exemplo, é uma iniciativa que vai modernizar o combate à criminalidade.
Inicialmente, os equipamentos estão sendo instalados em pontos estratégicos da cidade, como vias de grande circulação, pontos turísticos e também nas principais entradas do município. O sistema conta com câmeras que utilizam reconhecimento facial e câmeras OCR, sigla para Optical Character Recognition (Reconhecimento Óptico de Caracteres, em português), utilizadas para leitura de placas de veículos, além de totens de videomonitoramento que contam com a tecnologia de botão do pânico.
As obras estruturantes também são um ponto importante no fortalecimento da atuação das forças estaduais no município. A reestruturação do Aeródromo de Arapiraca, que recebeu um investimento de R$ 4,7 milhões do Tesouro Estadual, deu agilidade às ações táticas do Comando de Aviação do Estado (Comave) na região do Agreste e Sertão. A iniciativa diminuiu o tempo de resposta nas ocorrências e no socorro aeromédico, realizado em parceria com as equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Já a sede da Academia de Bombeiro Militar, inaugurada em maio do ano passado, foi um marco para a instituição. O ambiente moderno e equipado, que recebeu um investimento de aproximadamente R$ 300 mil do Tesouro Estadual, tem proporcionado a realização do 1º Curso de Formação de Oficiais do Estado, além do aperfeiçoamento para praças e oficiais que, antes, precisavam se deslocar para outros estados para realizar as formações.
A atuação da Polícia Científica de Alagoas também foi expandida no município. A partir da institucionalização da autonomia administrativa do Instituto de Criminalística do Sertão, localizado em Arapiraca, e a expansão do Instituto Médico Legal na Unidade de Emergência Dr. Daniel Houly, a unidade passou a atender vítimas de violência sexual com mais comodidade e facilidade.
A melhoria nas condições de trabalho na Central de Polícia Civil de Arapiraca também foi uma prioridade. O pátio que acumulava mais de mil motos e carros apreendidos foi esvaziado e revitalizado. Todos os veículos foram transferidos para o Pátio de Custódia, em Rio Largo e o espaço, que antes gerava problemas de saúde para policiais e moradores vizinhos, se transformou em um lugar agradável e arborizado.
Esses investimentos têm contribuído para a redução da violência no município, que registrou uma diminuição de 33% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em setembro deste ano, em comparação ao ano anterior. Além disso, nenhum feminicídio foi registrado em Arapiraca no segundo semestre.
Para o secretário Flávio Saraiva, os investimentos na cidade são essenciais para o desenvolvimento das ações no Agreste alagoano e para a valorização dos agentes. “A construção e revitalização da infraestrutura de equipamentos de Segurança Pública sediados em Arapiraca expressa o compromisso do Governo de Alagoas com a população arapiraquense e com o nosso efetivo, que encontra no município unidades preparadas para recebê-los confortavelmente durante o serviço. Arapiraca é o centro geográfico e a segunda maior cidade do estado, por isso, estamos sempre empenhados em melhorar a atuação da Segurança Pública na região”, afirmou o secretário.
MAIS EQUIPAMENTOS E AGENTES NA REGIÃO
A ampliação do efetivo das forças de segurança, com a realização de diversos concursos, trouxe mais tranquilidade para a população arapiraquense. Com mais de mil policiais militares, 300 civis, 120 peritos e 140 bombeiros militares incorporados às instituições, por meio de concursos realizados nos últimos dois anos, o efetivo atuante no município foi fortalecido.
Outros cerca de 80 militares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Alagoas estão no segundo ano do Curso de Formação de Oficiais e, em breve, estarão aptos para ampliar ainda mais o efetivo nas ruas. No âmbito da Polícia Civil, está em andamento o curso de formação de delegados, que vai nomear 50 novos delegados para a instituição.
A cidade também está entre os 15 municípios alagoanos a receber o Plano de Defesa, um treinamento inovador e robusto que tem se destacado no cenário nacional, com elogios do governo federal.
Outro ponto que coloca Alagoas em destaque e que reflete na segurança do município é a utilização eficiente dos recursos do Tesouro Estadual e do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). A verba tem sido utilizada para ampliar e renovar os equipamentos utilizados no serviço ostensivo. Nos últimos anos, foram adquiridas pistolas Glock, coletes balísticos, viaturas blindadas, embarcações, instrumentos de menor potencial ofensivo, equipamentos e insumos para a Polícia Científica, laboratório móvel de perícia criminal, drones com visão termal, softwares para extração de dados, escudos balísticos, trajes antibomba para o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope/PM), quadrículos, caminhões-tanque e autobombas, aeronaves e equipamentos de proteção individual como capacetes de combate a incêndio, para o Corpo de Bombeiros Militar, entre outros.
Segundo o secretário, os investimentos refletem diretamente na qualidade do serviço ofertado à população. “Estamos modernizando o combate à criminalidade e fortalecendo as instituições de Segurança Pública do Estado, o que tem ganhado destaque em todo o país. Uma infraestrutura organizada e moderna para o nosso efetivo trabalhar se reflete em mais tranquilidade para o cidadão, que é nosso objetivo central”, enfatizou o secretário.