Hospital de Emergência do Agreste participa de Pesquisa Viva Inquérito, do Ministério da Saúde
O objetivo do trabalho é descrever o perfil das vítimas de acidentes e violências interpessoais ou autoprovocadas
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, recebeu pesquisadores do Ministério da Saúde (MS) por ter sido contemplado para participar do Viva Inquérito (Vigilância das Violências e Acidentes). O objetivo do trabalho é descrever o perfil das vítimas de violências interpessoais ou autoprovocadas e dos acidentes de trânsito, quedas e queimaduras, atendidas pela primeira vez na instituição hospitalar.
Quatro pesquisadores se dividiram em um plantão de 24 horas no setor de Classificação de Risco do HEA. O trabalho consiste em entrevistar pessoas vítimas de acidentes e violências que deram entrada pela primeira vez nas unidades de urgência e emergência, durante esse período que foi selecionado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Fiocruz e as Universidades Federais do Piauí e do Pará.
Conforme a enfermeira Rebeca Thomé, integrante da equipe de pesquisa do Viva Inquérito, os pacientes respondem a um formulário elaborado com perguntas sobre o acidente, a natureza da lesão, como ele chegou ao hospital e se ele utilizou algum tipo de bebida alcoólica. Eles também foram questionados se utilizam algum tipo de medicamento e se foi a primeira vez que aconteceu esse tipo de acidente.
%20(1).jpg)
“Este trabalho está sendo realizado em outros hospitais do país. Com o resultado, será possível identificar fatores de risco e de proteção associados à ocorrência de violências e acidentes e propor medidas específicas de vigilância e prevenção de violências e acidentes, bem como, de promoção da saúde e cultura da paz”, explicou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do HEA, a assistente social Ana Lúcia Alves.
A diretora-geral do HEA, fonoaudióloga Bárbara Albuquerque, salientou que a contribuição do hospital será muito importante para a pesquisa que vai colaborar para campanhas e atividades de prevenção. "Mais um projeto que mostra a importância do hospital, que é referência para traumas na II Macrorregião de Saúde de Alagoas, composta por 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco”, declarou.
Últimas notícias
Oito em cada dez pacientes chegam com desnutrição ao Hospital do Idoso de AL
Justiça autoriza volta do funcionamento de três bets no Brasil
AL ultrapassa marca de 43 mil empresas constituídas no ano e bate novo recorde
Carro atinge viatura da Polícia Civil e caminhão estacionado em Arapiraca
Vazamento de gás de cozinha mobiliza Corpo de Bombeiros no Jacintinho
Ronda no Bairro intensifica policiamento em praças com a Operação Praça Segura
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
