Escola de Campo recebe alunos do Sertão alagoano para desenvolver cultivo e manejo agrícola
Estudantes aprenderam de forma teórica e prática de sustentabilidade no trabalho agropecuário
A educação arapiraquense é referência para diversos municípios do estado de Alagoas, tanto pela qualidade do ensino quanto pela diversidade de equipamentos especializados em áreas específicas. Um destes equipamentos é o Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral V (CAETI V), a conhecida Escola de Campo, localizada no bairro Batingas.
Na última semana, a instituição recebeu alunos do 1º ano do ensino médio integral técnico agrícola da Escola Estadual Maria de Lourdes, do município de Batalha, no Sertão de Alagoas. Durante toda a manhã, o grupo de estudantes aprendeu, de forma teórica e prática, sobre cultivo, manejo e desenvolvimento agrícola e pecuário.
As aulas tiveram como base a sustentabilidade ambiental, que é um princípio pregado pela Escola de Campo, e abordaram o manejo de diversos produtos que são plantados ou feitos no local, como hortaliças, frutas, tubérculos, árvores, ovos de galinha, ervas medicinais e até repelentes e inseticidas naturais.
Como cidade referência em toda a região do Agreste e Sertão de Alagoas, Arapiraca age com o papel fundamental de promover conhecimento para diversas cidades circunvizinhas. A Escola de Campo é um instrumento poderoso para a disseminação deste conhecimento, especialmente por tratar de desenvolvimento agrícola, um setor importante para cidades como Batalha.
Localizada em uma área com mais de 2.500m², o equipamento possui grande impacto na produção agrícola de Arapiraca. Tudo o que é produzido por lá, de forma sustentável e ecológica, é utilizado em diversos espaços da rede municipal, abastecendo as cozinhas de escolas e também do Restaurante Popular com produtos orgânicos e de qualidade.