Arapiraca é palco das gravações do filme que contará a história da sanfona de oito baixos
Sanfoneiros Tião Marcolino e Luizinho Calixto farão show gratuito no próximo domingo na Praça Luiz Pereira Lima
A cidade de Arapiraca receberá esta semana a equipe de produção do filme Tributo aos 08 Baixos de Alagoas, um longa-metragem que conta a história da sanfona que dá nome ao filme. No dia 1º de dezembro haverá gravações na Praça Luiz Pereira Lima e um show gratuito aberto à população com os sanfoneiros Tião Marcolino e Luizinho Calixto.

As gravações do longa tiveram início no dia 18 em Maceió e ocorreram também em Pilar e São Miguel dos Milagres com sanfoneiros que são referência na cultura da sanfona dos oito baixos no estado.
Nesta quinta-feira (28), a equipe de produção e direção chega à Arapiraca para dar início a etapa de montagem e produção dos cenários para a gravação do histórico show que reunirá músicos referência da sanfona de oito baixos em Alagoas. A gravação acontecerá no domingo (1º) na Praça Luiz Pereira Lima a partir das 19 horas.
No mesmo dia, a partir das 20 horas, os músicos Tião Marcolino e Luizinho Calixto farão um show aberto ao público no mesmo local das gravações para celebrar o forró alagoano e homenagear a cidade de Arapiraca, que tem grande importância para a cultura e a tradição da sanfona de 08 baixos.
A direção musical do show é comandada pelo musicista arapiraquense Fernando Melo, que fundou com Luiz Bueno o duo instrumental Duofel.
O Filme
O filme vai homenagear a sanfona de oito baixos e os principais instrumentistas do estado, contando a trajetória de sucesso iniciada com Gerson Filho até Hermeto Pascoal. O enredo também homenageará a cidade de Arapiraca, considerada o berço da sanfona dos oito baixos no estado.
Segundo Paulo Poeta, da Calunga Filmes - uma das produtoras do longa, a obra cinematográfica possui extrema relevância para a cultura alagoana, pois documenta uma arte que luta para se manter viva e possui poucos representantes em Alagoas que ainda tocam a sanfona dos oito baixos.
“A ideia do filme surgiu da observação das produtoras Marola Produções e Calunga Filmes como forma de salvaguardar o que ainda existe dos tocadores de oito baixos em Alagoas. Com todos deixando de existir, o instrumento deixa de ser conhecido. Nosso estado foi berço do instrumento, principalmente na feira de Arapiraca, que reunia diversos músicos. O Hermeto Pascoal surgiu nessa feira tocando oito baixos. Então queremos recuperar a história dessa arte e deixar registrado uma cultura que luta para não ser extinta”, disse.
O longa-metragem Tributo aos 08 baixos de Alagoas é dirigido pelo ator e produtor alagoano Chico de Assis Carvalho e por José Bial. Também compõem o time o cineasta Mário Ramires, da Marola Produções, o ator Paulo Poeta, da Calunga Filmes, além da fotografia assinada por Henrique Oliveira, da Panan Filmes e direção de produção de Paula Amaral.
O filme possui patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal de Arapiraca.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
