Dezembro Vermelho: Rede de atenção ao paciente soropositivo em Arapiraca é referência nacional
Campanha alusiva aos 100 anos traz marcos especiais e programação focada no aprimoramento do serviço especializado
As conquistas do município de Arapiraca com relação ao combate às Infecções Sexuais Transmissíveis (IST) estão tornando o município uma referência em saúde pública e Atenção Especializada para o Estado de Alagoas e todo o Brasil. Conquistas como a implantação da PEP, no início do mês, e a certificação da eliminação da Transmissão Vertical do HIV garantem um Dezembro Vermelho verdadeiramente histórico.
Todo o destaque na assistência prestada a usuários da rede de saúde municipal se deve ao trabalho dedicado de profissionais qualificados, um conjunto de equipamentos especializados e um serviço que inicia na Atenção Primária, nas Unidades Básicas de Saúde, e chega na Atenção Especializada, que dispõe de unidades importantes como o CTA/SAE e o Espaço Nascer e Crescer.
Além de prevenir que recém-nascidos sejam infectados pela transmissão vertical com uma série de cuidados realizados durante o pré-natal, o município também tem um papel importante no cuidado e tratamento do paciente que já vive com o HIV. Este trabalho é realizado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE), responsáveis por manter os mais de 2,6 mil usuários em adesão ao tratamento.
Desde o início do serviço, já foram administradas mais de 7 mil vacinas especiais e realizados mais de 4 mil atendimentos, além de ser referência em saúde reprodutiva com a inserção de DIU em pacientes que vivem com HIV, outro projeto premiado e reconhecido nacionalmente, premiado na mostra “Brasil, aqui tem SUS”. Para isso, o CTA/SAE também conta com uma equipe interdisciplinar e qualificada composta por médico, enfermeiros e técnicos, assistentes sociais, nutricionista, psicólogo, farmacêuticos e dentista.
Equipe preparada
Com a chegada da PEP no município, mais de 500 profissionais serão capacitados para aprimorar a assistência prestada, disseminar informação e promover uma sociedade cada vez mais livre de preconceito, afinal, o trabalho com vidas é algo que exige dedicação, empatia e carinho. Assim, a gestão municipal segue criando espaços acolhedores e uma rede de saúde inclusiva.
Últimas notícias
Jovens lideram casos de Aids em Alagoas este ano, aponta Ministério da Saúde
BRB disponibiliza pontos de atendimento para servidores municipais
Escolas estaduais promovem consulta pública para escolha de gestores escolares nesta quarta
[Vídeo] Morador denuncia abandono e reclama de buracos no Loteamento Porto Vitória
Manutenção programada afeta abastecimento de água em Maragogi neste sábado (6)
Polícia Militar de Alagoas efetua 36 prisões durante a 21ª edição da Operação Força Total
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
