Agreste

Dezembro Vermelho: Rede de atenção ao paciente soropositivo em Arapiraca é referência nacional

Campanha alusiva aos 100 anos traz marcos especiais e programação focada no aprimoramento do serviço especializado

Por 7segundos com assessoria 06/12/2024 15h03
Dezembro Vermelho: Rede de atenção ao paciente soropositivo em Arapiraca é referência nacional
Com a chegada da PEP no município, mais de 500 profissionais serão capacitados para aprimorar a assistência prestada - Foto: Assessoria

As conquistas do município de Arapiraca com relação ao combate às Infecções Sexuais Transmissíveis (IST) estão tornando o município uma referência em saúde pública e Atenção Especializada para o Estado de Alagoas e todo o Brasil. Conquistas como a implantação da PEP, no início do mês, e a certificação da eliminação da Transmissão Vertical do HIV garantem um Dezembro Vermelho verdadeiramente histórico.

Todo o destaque na assistência prestada a usuários da rede de saúde municipal se deve ao trabalho dedicado de profissionais qualificados, um conjunto de equipamentos especializados e um serviço que inicia na Atenção Primária, nas Unidades Básicas de Saúde, e chega na Atenção Especializada, que dispõe de unidades importantes como o CTA/SAE e o Espaço Nascer e Crescer.

Além de prevenir que recém-nascidos sejam infectados pela transmissão vertical com uma série de cuidados realizados durante o pré-natal, o município também tem um papel importante no cuidado e tratamento do paciente que já vive com o HIV. Este trabalho é realizado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE), responsáveis por manter os mais de 2,6 mil usuários em adesão ao tratamento.

Desde o início do serviço, já foram administradas mais de 7 mil vacinas especiais e realizados mais de 4 mil atendimentos, além de ser referência em saúde reprodutiva com a inserção de DIU em pacientes que vivem com HIV, outro projeto premiado e reconhecido nacionalmente, premiado na mostra “Brasil, aqui tem SUS”. Para isso, o CTA/SAE também conta com uma equipe interdisciplinar e qualificada composta por médico, enfermeiros e técnicos, assistentes sociais, nutricionista, psicólogo, farmacêuticos e dentista.

Equipe preparada


Com a chegada da PEP no município, mais de 500 profissionais serão capacitados para aprimorar a assistência prestada, disseminar informação e promover uma sociedade cada vez mais livre de preconceito, afinal, o trabalho com vidas é algo que exige dedicação, empatia e carinho. Assim, a gestão municipal segue criando espaços acolhedores e uma rede de saúde inclusiva.