Túnel mais profundo do mundo de R$ 12 bi cortará viagem de 21h pela metade
Obra promete revolucionar o transporte na região ao substituir balsas e reduzir significativamente o tempo de viagem

A Noruega está investindo em um dos projetos de infraestrutura mais ambiciosos de sua história, o túnel submarino Rogfast. O túnel ligará os distritos de Randaberg e Bokn, por uma passagem de cerca de 26 quilômetros. O projeto é parte de um plano de modernização da rodovia costeira E39, que terá um custo estimado de 36 bilhões de libras (cerca de R$ 277 bilhões).
O túnel promete revolucionar o transporte na região ao substituir balsas e reduzir significativamente o tempo de viagem. As informações são do Jornal britânico, The Telegraph.
O túnel permitirá que motoristas percorram o trecho em apenas 35 minutos, eliminando 11 horas de uma viagem de 21 horas na rodovia E39, que conecta Trondheim, no norte, a Kristiansand, no sul.
Hoje, a rota é interrompida por sete trechos onde são necessárias balsas para cruzar os fiordes. Segundo Oddvar Kaarmo, gerente do projeto, "quando o túnel estiver concluído, não precisaremos depender do bom tempo para manter as estradas abertas."
A nova infraestrutura facilitará o transporte de bens e atrairá visitantes para a costa oeste da Noruega, otimizando o desenvolvimento econômico da região.
O orçamento para o Rogfast é de aproximadamente 1,6 bilhão de libras (cerca de R$ 12 bilhões). Cerca de 40% do custo será financiado pelo governo, enquanto o restante virá de um pedágio estimado em 30 libras por passagem (cerca de R$ 228,07).
Como será o túnel

O Rogfast será escavado em rochas abaixo da água, atingindo uma profundidade máxima de 1.300 pés (cerca de 396 metros), tornando-se o túnel submarino mais profundo do mundo. Com 16,5 milhas de extensão (aproximadamente 26,5 km), ele contará com quatro pistas distribuídas em dois túneis paralelos.
Estima-se que o trajeto completo pelo túnel levará cerca de 35 minutos.
As obras começaram em 2018, mas sofreram atrasos durante a pandemia. A inauguração está programada para 2033.
“Quando o túnel estiver concluído, não precisaremos depender do bom tempo para manter as estradas abertas. Cerca de meio ano após a última perfuração e explosão, temos que entregar o projeto, então temos que fazer muito trabalho simultaneamente. É mais sobre logística do que tunelamento”, disse Oddvar Kaarmo, gerente do projeto Rogfast em entrevista ao The Telegraph.
Últimas notícias

Com presença de Lula e Motta, PSB oficializa João Campos na presidência nacional do partido

Hyundai acelera em Alagoas e conquista o 6º lugar impulsionada pelo sucesso do Creta e HB20

Homem baleado na cabeça e no braço durante discussão em Craíbas morre no hospital

Cantor Lenno, da banda Desejo de Menina, é preso em João Pessoa

Sesau inaugura Sala Lilás no Hospital Ib Gatto Falcão nesta segunda-feira (02)

IMA promove o Mês do Meio Ambiente em Alagoas com o tema 'Territórios do Amanhã'
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
