Túnel mais profundo do mundo de R$ 12 bi cortará viagem de 21h pela metade
Obra promete revolucionar o transporte na região ao substituir balsas e reduzir significativamente o tempo de viagem

A Noruega está investindo em um dos projetos de infraestrutura mais ambiciosos de sua história, o túnel submarino Rogfast. O túnel ligará os distritos de Randaberg e Bokn, por uma passagem de cerca de 26 quilômetros. O projeto é parte de um plano de modernização da rodovia costeira E39, que terá um custo estimado de 36 bilhões de libras (cerca de R$ 277 bilhões).
O túnel promete revolucionar o transporte na região ao substituir balsas e reduzir significativamente o tempo de viagem. As informações são do Jornal britânico, The Telegraph.
O túnel permitirá que motoristas percorram o trecho em apenas 35 minutos, eliminando 11 horas de uma viagem de 21 horas na rodovia E39, que conecta Trondheim, no norte, a Kristiansand, no sul.
Hoje, a rota é interrompida por sete trechos onde são necessárias balsas para cruzar os fiordes. Segundo Oddvar Kaarmo, gerente do projeto, "quando o túnel estiver concluído, não precisaremos depender do bom tempo para manter as estradas abertas."
A nova infraestrutura facilitará o transporte de bens e atrairá visitantes para a costa oeste da Noruega, otimizando o desenvolvimento econômico da região.
O orçamento para o Rogfast é de aproximadamente 1,6 bilhão de libras (cerca de R$ 12 bilhões). Cerca de 40% do custo será financiado pelo governo, enquanto o restante virá de um pedágio estimado em 30 libras por passagem (cerca de R$ 228,07).
Como será o túnel

O Rogfast será escavado em rochas abaixo da água, atingindo uma profundidade máxima de 1.300 pés (cerca de 396 metros), tornando-se o túnel submarino mais profundo do mundo. Com 16,5 milhas de extensão (aproximadamente 26,5 km), ele contará com quatro pistas distribuídas em dois túneis paralelos.
Estima-se que o trajeto completo pelo túnel levará cerca de 35 minutos.
As obras começaram em 2018, mas sofreram atrasos durante a pandemia. A inauguração está programada para 2033.
“Quando o túnel estiver concluído, não precisaremos depender do bom tempo para manter as estradas abertas. Cerca de meio ano após a última perfuração e explosão, temos que entregar o projeto, então temos que fazer muito trabalho simultaneamente. É mais sobre logística do que tunelamento”, disse Oddvar Kaarmo, gerente do projeto Rogfast em entrevista ao The Telegraph.
Últimas notícias

Mãe de criança atípica aguarda por vaga em terapias para filha autista, em Arapiraca

Em registro, Bolsonaro caminha em hospital junto a Michelle

Caso Ana Beatriz: pai de recém-nascida chora ao ver toalhinha que pertencia à filha

Polícia suspeita que corpo de Ana Beatriz foi escondido em armário após buscas

HEA realiza edição especial do projeto Sala de Espera com alertas sobre feriadão prolongado

Presa, mãe de Ana Beatriz deve responder por infanticídio e ocultação de cadáver
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
