Exposição fotográfica homenageia memória de Mestre Griô do Reisado
A abertura da exposição contou com os familiares de Mestre Duda
A cultura reverbera em Canafístula. O bairro conhecido e reconhecido como o maior representante da diversidade em manifestações culturais do município de Arapiraca, no período de 27 a 30 deste mês, recebeu na Associação de Moradores a exposição fotográfica “Mestre Duda – Viva Canafístula!”, com fotos do casal de fotógrafos Lourdes Rizzatto e Silvestre Rizzatto, que homenageiam a memória do Mestre Griô do Reisado, Mestre Duda.
A exposição é um dos projetos aprovados do fotógrafo Silvestre Rizzatto na Lei Paulo Gustavo e que traz a importância em reverenciar a memória dos que partiram para o “mundo dos encantados”, mas que deixaram seu legado para as gerações atuais e futuras.
A abertura da exposição contou com os familiares de Mestre Duda, irmãos, filhas, filhos, netos, netas, bisnetos, sobrinhas e sobrinhos que ficaram emocionados ao relembrar, através das fotos, o amor e a alegria de Mestre Duda em cada apresentação, bem como nos ensaios. “Ele convidava todos da família para participar do Reisado. Das crianças aos adultos papai conseguia envolver todo mundo. Nas fotos dá para ver quantos jovens brincavam no reisado e todos são da família”, comentou Maria do Carmo, filha de Mestre Duda.
Segundo, Silvestre Rizzatto, as fotos foram feitas em 2006 para o acervo pessoal dele e da esposa, jornalista e fotógrafa Lourdes Rizzatto. Parte delas foram para uma exposição aprovada em um edital do Sesc Alagoas com a exposição “Guardiões da Memória – cultura e arte popular em Arapiraca” que percorreu as unidades de Arapiraca, Teotônio Vilela e Palmeira dos Índios em 2013 e 2014. Nessa exposição Mestre Duda foi um dos homenageados e, felizmente, ele e os familiares puderam ver a admiração e o respeito que eu e minha esposa temos por todos os mestres e brincantes que fazem cultura em Arapiraca. Já nesta exposição, Mestre Duda é o único protagonista de um legado que continua vivo através do seu herdeiro Mestre Wilson”, finalizou Rizzatto.
Para o sobrinho e vereador de Arapiraca, Wellington Magalhães, mestre Duda foi e continua sendo uma grande referência do Reisado não apenas na Canafístula, mas no município. “Tio Duda iniciou como brincante do reisado nos anos de 1950, quando quem comandava o folguedo era Mestre Militão. Tio Duda foi quem assumiu a liderança do reisado após a morte do Mestre Militão, e ele ia brincar nas comunidades rurais tanto aqui em Arapiraca quanto nos municípios vizinhos. Até os 88 anos ele tinha energia para brincar a noite toda, era impressionante”, Wellington sorri ao lembrar a energia do tio idoso e finaliza: “ Mas, tio Duda, ainda brincou aqui na Canafístula até seus 94 anos, quando Deus o chamou para alegrar o céu com sua energia positiva e sorriso inigualável”.
A exposição que contou com fotos inéditas, inclusive dos making of com os fotógrafos e familiares, foi visitada por inúmeros moradores de canafístula, assim como por moradores de outros bairros do município. De acordo com o casal de fotógrafos há projetos para a exposição ser levada, em 2025, para escolas de Arapiraca juntamente com representantes do atual grupo de reisado. “Estamos conversando sobre uma parceria com o objetivo de divulgar esse folguedo junto às novas gerações, assim como fazia mestre Duda”, informou Mestre Wilson, herdeiro do comando do Reisado do Mestre Duda.