MP conclui primeira turma do projeto de mediação escolar em Arapiraca

Nessa terça-feira (4), o Ministério Público de Alagoas (MPAL) em evento ocorrido no auditório do Sesc, entregou certificados à primeira turma do projeto “MP Mediação Escolar” cuja iniciativa é da 6ª Promotoria de Justiça de Arapiraca e do Núcleo de Autocomposição das Promotorias de Justiça de Arapiraca foi executado com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP). Na solenidade, o procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, foi representado pelo subprocurador-geral recursal Valter Acioly.
Os promotores de Justiça Viviane Farias e Maurício Wanderley explicam a importância do curso, o qual atuará na oferta de capacitação, orientação e monitoramento de profissionais da comunidade escolar, através curso de técnicas de autocomposição com temáticas voltadas ao ambiente escolar. O Projeto tem como maior propósito apoiar os integrantes da comunidade escolar no fortalecimento de sua autonomia e da comunidade na resolução de seus conflitos por meio de técnicas de autocomposição.
“ O MP Mediação escolar contribuirá na capacitação de profissionais da educação, com fins de ofertar oportunidades para que os integrantes da comunidade escolar possam desenvolver habilidades importantes, como empatia, comunicação não-violenta e resolução de problemas através de técnicas de autocomposição, essenciais para o sucesso acadêmico e para os relacionamentos interpessoais”, ressalta a promotora Viviane Farias..
“Nosso trabalho é sempre no sentido de oferecer benefícios e, dessa vez, espera-se contribuir na qualidade de vida da comunidade escolar e ampliar a atuação do Ministério Público, melhorando os indicadores, diminuindo a violência e compreendendo melhor as demandas apresentadas entre estudantes e profissionais da educação.”, assevera o promotor Maurício Wanderley.
A primeira turma contemplou principalmente professores, coordenadores, diretores da rede estadual de ensino, além de conselheiros tutelares e outros atores da rede escolar dos Municípios de Arapiraca e Craíbas, sendo que a pretensão da 6ª Promotoria de Justiça e do Núcleo de Autocomposição das Promotorias de Justiça de Arapiraca é que o Projeto se estenda às escolas da rede pública municipal.
Os membros ministeriais à frente do projeto reforçam que o curso de mediação escolar possibilita uma aproximação com a comunidade, através da capacitação e monitoramento dos participantes, e por consequência proporciona possibilidade de intervenções e acompanhamento do desenvolvimento das relações interpessoais na comunidade escolar, cumprindo desta maneira a missão do Ministério Público de Alagoas na defesa da sociedade e no fortalecimento do regime democrático.
No evento, a mesa foi composta pelo subprocurador-geral recursal, Valter José de Omena; pelo promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Autocomposição, Maurício Wanderley; pela promotora de justiça Viviane Farias; pela secretária-adjunta da Educação municipal, Etelvina Veras; e pela gerente da 5º GEE,Vanessa Padilha.
Mediação escolar
A mediação escolar é a base para criar um ambiente de aprendizagem inovador, plural e notadamente acolhedor para a comunidade educativa. A prática estimula a compreensão mútua e fomenta o respeito para a construção de relações saudáveis na comunidade local e global. É um instrumento utilizado na tomada de decisão e na resolução de conflitos, além de fortalecer os laços na comunidade educativa, melhorar as relações interpessoais, promover um clima escolar positivo e potencializar o aprendizado de crianças e adolescentes. Ao mesmo tempo, a mediação escolar contribui para o desenvolvimento emocional dos alunos, preparando-os para enfrentar desafios futuros com habilidades, empatia e respeito à diversidade cultural.
Últimas notícias

Professores de União dos Palmares recebem precatórios do Fundef com descontos milionários e denunciam irregularidades

Homicídio a tiros assusta moradores no centro de Palmeira dos Índios às vésperas do Festival de Inverno

Perseguição policial termina com dois suspeitos detidos e moto apreendida em Palmeira dos Índios

Hospital de Emergência do Agreste apresenta 12 trabalhos no II Simpósio Estadual das Residências em Saúde de Alagoas

Vereador denuncia abandono na saúde pública de Campestre e critica uso político da máquina administrativa

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
