Acidentes

Avião da Gol colide com viatura na pista durante decolagem no Galeão

Em nota, a Gol informou que que o veículo com o qual a aeronave colidiu era uma viatura da administradora do aeroporto

Por 7Segundos com CNN 12/02/2025 08h08 - Atualizado em 12/02/2025 09h09
Avião da Gol colide com viatura na pista durante decolagem no Galeão
Avião da Gol colide com carro de manutenção durante decolagem no Galeão - Foto: Reprodução

Um avião da companhia Gol colidiu com um veículo na pista do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, na noite desta terça-feira (11). O incidente ocorreu por volta das 22h, no momento em que a aeronave iniciava a decolagem com destino a Fortaleza.

O avião envolvido no acidente era um Boeing 737 MAX 8. De acordo com a concessionária RIOgaleão, responsável pela administração do aeroporto, não houve feridos e todos os passageiros foram desembarcados em segurança.

Em nota, a Gol informou que a aeronave colidiu com uma viatura da própria administradora do aeroporto, que se encontrava na pista no momento da decolagem. "A decolagem foi interrompida e todos os passageiros e tripulantes desembarcaram em segurança. Um voo extra para Fortaleza foi disponibilizado para quem optou por seguir viagem. Aqueles que decidiram permanecer no Rio de Janeiro receberam toda assistência para acomodação, transporte e alimentação", destacou a empresa.

Ainda segundo a Gol, a tripulação e equipe seguiram os procedimentos necessários e agiram rapidamente para garantir a segurança dos passageiros. A companhia também afirmou que o incidente não afetou outros voos e que está à disposição do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) para colaborar com as investigações.

Um vídeo registrou a conversa entre a torre de controle e o piloto da aeronave, confirmando a colisão com o veículo. Durante a transmissão, é possível ouvir o piloto relatando: "Trombamos em um carro no meio da pista. No eixo da pista. Colidiu".

A RIOgaleão também se manifestou sobre o caso e reforçou que não houve vítimas, destacando que o aeroporto segue operando normalmente para pousos e decolagens. O CENIPA deve apurar as circunstâncias que levaram a viatura a estar na pista durante a decolagem da aeronave.