Hospital de Emergência do Agreste capacita mais de 900 profissionais em 2024
Foram realizadas 81 atividades como palestras, treinamentos, capacitações e cursos que contemplaram todos os setores da instituição hospitalar durante 2024.
 
                            A qualidade na assistência aos pacientes é prioridade na rotina do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. Para manter o nível elevado dos serviços, a educação permanente tem recebido atenção especial a cada ano. O Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade hospitalar, em parceria com as coordenações da instituição, capacitou 936 profissionais ao longo de 2024, por meio de 81 atividades entre palestras, cursos e treinamentos.
Diante dos números e dos resultados positivos, o NEP já tem realizado reuniões com as coordenações dos setores para concluir a programação de 2025 buscando seguir linhas de trabalho como padronizar procedimentos básicos realizados diariamente, reduzir custos com a manutenção de equipamentos evitando o mau uso, promover discussões sobre melhorias na relação intersetorial, implementar ações voltadas para a humanização do atendimento e melhorar os serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Nosso objetivo é capacitar lideranças e suas equipes em programas essenciais para resolver problemas e preencher lacunas entre os serviços e setores. A intenção é garantir que o hospital continue seu crescimento e desenvolvimento de forma organizada, seguindo o planejamento”, disse o enfermeiro Jean Marinho Vital, coordenador do NEP.
Foram realizadas 81 atividades como palestras, treinamentos, capacitações e cursos que contemplaram todos os setores da instituição hospitalar durante 2024. Entre as ações estão temas como as Normas e Rotinas; Análise de Indicadores; Lavagem das Mãos, Ciclo de Capacitações do Serviço Social; Organização Setorial; Alinhamento de Fluxo e Responsabilidade do Plantão; Alinhamento da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante(CIHDOTT); Escalas, Ponto Eletrônico, Recadastramento e Carga Horária; além de Liderança e Comunicação em Saúde.
Também foram tema de capacitação, temas como o Uso Correto de Sondas e Drenos; Risco Físicos e Químicos e Orgânicos e Radiação; Treinamento sobre o Sistema Gente Ascend; Liderança em Saúde para Acolhimento do Paciente; Terapia Nutricional do Paciente Crítico; Encontro Teórico em UTI (Internato UFAL); Processos de Trabalho/ Excelência no Trauma; Ética em Enfermagem / Curativos e Feridas. Alinhamento dos Fluxos/ Área Lilás Setembro Amarelo; Prevenção de Doenças Emocionais; Gerenciamento de Stress; Riscos Ocupacionais; Capacitação de Máscara Laríngea para Enfermeiros; Gestão de Documentos; Orientação Sobre o Processo de Estágio no Hospital de Emergência; além dos ursos de Aperfeiçoamento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Gestão Hospitalar.
Em parceria com outros núcleos e serviços do HEA, o NEP também realizou reuniões acadêmicas, educação em serviço: aulas, palestras e treinamentos, além de avaliação com pré e pós-teste, elaboração de protocolos e fluxos e apoio acadêmico. “Em 2024 conseguimos aproximar ainda mais os setores com a participação ativa de servidores à frente destas atividades do NEP, recebendo profissionais de outras instituições também para receberem treinamento, fora os convidados que participaram proferindo palestras e capacitações. Com esta união pudemos ampliar as atividades e organizar de forma a englobar assuntos pertinentes Em todos os setores. 2025 será ainda melhor:, comemorou a fonoaudióloga Bárbara Albuquerque, diretora-geral do HEA.
“No início de cada ano fazemos um planejamento de treinamentos, capacitações e cursos em comum acordo com as necessidades de Cada coordenação e setor. Mas nada impede que possamos ampliar a programação com alguma atividade que precise de atenção durante a jornada. O importante é que possamos oferecer nível de excelência para os servidores e, consequentemente, qualidade na assistência aos pacientes”, comentou Jean Marinho.
Últimas notícias
 
            Loja Maré de Rica lança operação secreta com ofertas inéditas nesta sexta; veja como participar
 
            MPAL, MPF e DPU analisam sistema que trará transparência ao cadastro habitacional de Maceió
 
            MPAL integra operações que resgatam 755 animais e prendem grande traficante nacional
 
            Vereadora propõe criação de novos CAPS e reforça necessidade de expansão da rede de saúde mental em Maceió
 
            Caio Bebeto incentiva jovens a participarem do Programa Prepara Jovem
 
            TSE condena ex-secretário, ex-vereador e administrador de perfil por divulgação de pesquisa falsa em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		