Hospital de Emergência do Agreste capacita mais de 900 profissionais em 2024
Foram realizadas 81 atividades como palestras, treinamentos, capacitações e cursos que contemplaram todos os setores da instituição hospitalar durante 2024.
A qualidade na assistência aos pacientes é prioridade na rotina do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. Para manter o nível elevado dos serviços, a educação permanente tem recebido atenção especial a cada ano. O Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade hospitalar, em parceria com as coordenações da instituição, capacitou 936 profissionais ao longo de 2024, por meio de 81 atividades entre palestras, cursos e treinamentos.
Diante dos números e dos resultados positivos, o NEP já tem realizado reuniões com as coordenações dos setores para concluir a programação de 2025 buscando seguir linhas de trabalho como padronizar procedimentos básicos realizados diariamente, reduzir custos com a manutenção de equipamentos evitando o mau uso, promover discussões sobre melhorias na relação intersetorial, implementar ações voltadas para a humanização do atendimento e melhorar os serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Nosso objetivo é capacitar lideranças e suas equipes em programas essenciais para resolver problemas e preencher lacunas entre os serviços e setores. A intenção é garantir que o hospital continue seu crescimento e desenvolvimento de forma organizada, seguindo o planejamento”, disse o enfermeiro Jean Marinho Vital, coordenador do NEP.
Foram realizadas 81 atividades como palestras, treinamentos, capacitações e cursos que contemplaram todos os setores da instituição hospitalar durante 2024. Entre as ações estão temas como as Normas e Rotinas; Análise de Indicadores; Lavagem das Mãos, Ciclo de Capacitações do Serviço Social; Organização Setorial; Alinhamento de Fluxo e Responsabilidade do Plantão; Alinhamento da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante(CIHDOTT); Escalas, Ponto Eletrônico, Recadastramento e Carga Horária; além de Liderança e Comunicação em Saúde.
Também foram tema de capacitação, temas como o Uso Correto de Sondas e Drenos; Risco Físicos e Químicos e Orgânicos e Radiação; Treinamento sobre o Sistema Gente Ascend; Liderança em Saúde para Acolhimento do Paciente; Terapia Nutricional do Paciente Crítico; Encontro Teórico em UTI (Internato UFAL); Processos de Trabalho/ Excelência no Trauma; Ética em Enfermagem / Curativos e Feridas. Alinhamento dos Fluxos/ Área Lilás Setembro Amarelo; Prevenção de Doenças Emocionais; Gerenciamento de Stress; Riscos Ocupacionais; Capacitação de Máscara Laríngea para Enfermeiros; Gestão de Documentos; Orientação Sobre o Processo de Estágio no Hospital de Emergência; além dos ursos de Aperfeiçoamento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Gestão Hospitalar.
Em parceria com outros núcleos e serviços do HEA, o NEP também realizou reuniões acadêmicas, educação em serviço: aulas, palestras e treinamentos, além de avaliação com pré e pós-teste, elaboração de protocolos e fluxos e apoio acadêmico. “Em 2024 conseguimos aproximar ainda mais os setores com a participação ativa de servidores à frente destas atividades do NEP, recebendo profissionais de outras instituições também para receberem treinamento, fora os convidados que participaram proferindo palestras e capacitações. Com esta união pudemos ampliar as atividades e organizar de forma a englobar assuntos pertinentes Em todos os setores. 2025 será ainda melhor:, comemorou a fonoaudióloga Bárbara Albuquerque, diretora-geral do HEA.
“No início de cada ano fazemos um planejamento de treinamentos, capacitações e cursos em comum acordo com as necessidades de Cada coordenação e setor. Mas nada impede que possamos ampliar a programação com alguma atividade que precise de atenção durante a jornada. O importante é que possamos oferecer nível de excelência para os servidores e, consequentemente, qualidade na assistência aos pacientes”, comentou Jean Marinho.
Últimas notícias
PRF anuncia Operação Tiradentes nas rodovias federais de Alagoas
Homem é assassinado dentro de casa no município de Novo Lino
Jovem é baleado enquanto estava trabalhando no Santos Dumont, em Maceió
[Vídeo] Suspeitos de armazenar e divulgar pornografia envolvendo menores são presos em Alagoas
Trio é preso com drogas e mandados em aberto durante ação da Polícia Militar em Arapiraca
Jovem é assassinado ao chegar à casa da sogra no Tabuleiro, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
