Agricultura

[Video] Pitaya torna-se uma boa alternativa de renda para a agricultura familiar em Arapiraca

Cultivo da fruta vem crescendo em pequenas propriedades na zona rural do município

Por 7Segundos 16/02/2025 09h09 - Atualizado em 16/02/2025 09h09
[Video] Pitaya torna-se uma boa alternativa de renda para a agricultura familiar em Arapiraca
Agricultor Luciano em sua propriedade rural, no Sítio Baixa da Onça, em Arapiraca - Foto: Giovanni Luiz/7Segundos

Fruta da família do cactus, originária da América Central e México, a pitaya, considerada rica em nutrientes benéficos para a saúde, está, aos poucos, conquistando espaço nas propriedades rurais de Arapiraca, município do Agreste de Alagoas.

A fruta também chama a atenção pelo seu colorido casca e da polpa.

Pitaya cultivada na propriedade do agricultor Luciano Nogueira, que cultiva mais de 120 variedades da fruta. Foto: Giovanni Luiz/7Segundos   

Em algumas dessas propriedades rurais de Arapiraca, a pitaya já se tornou o principal produto de cultivo, com prioridade para o comércio. É o caso da área pertencente ao agricultor Luciano Nogueira, morador do Sítio Baixa da Onça, zona rural de Arapiraca.

Ele possui centenas de mudas em uma área de pouco mais de uma tarefa de terras e produz durante seis meses do ano, colhendo toda semana.

A reportagem do 7Segundos esteve na propriedade de Luciano acompanhada pelo Secretário de Desenvolvimento Rural de Arapiraca, Genivaldo Oliveira, que está acompanhando o crescimento do cultivo e do comércio da pitaya no município.

"A agricultura em Arapiraca tem como característica a diversidade e a pitaya é mais um produto que o agricultor arapiraquense está demonstrando interesse em produzir e vem se dedicando para isso, estudando as características da fruta. Quanto a nós da secretaria, temos que pensar não somente na produção, e sim na comercialização, garantindo a venda em escala, ou seja, fazendo com que o produtor forneça ao comprador a quantidade que ele deseja obter semanalmente, por exemplo, organizando e garantindo essa entrega", disse Genivaldo.

Assista a reportagem em vídeo e conheça mais sobre a pitaya no vídeo abaixo: