Justiça extingue processo contra obstetra no caso dos bebês trocados na maternidade de Arapiraca
Decisão considera que ação contra o médico trata do mesmo caso já analisado em processo contra o hospital
A Justiça de Alagoas extinguiu o processo movido pelos pais dos gêmeos trocados na maternidade do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, contra o obstetra que acompanhou a gestação. A decisão foi publicada no Diário da Justiça desta terça-feira (25) e encerra a ação contra o médico Christian Messias de Oliveira Lira, sem julgamento do mérito.
Débora Maria Ferreira Silva e Suelson dos Santos Silva buscavam uma indenização de R$ 200 mil por danos morais, alegando que o profissional não os informou adequadamente sobre a gestação de gêmeos idênticos.
Segundo o casal, essa falta de esclarecimento teria dificultado a percepção da troca dos bebês após o nascimento, ocorrido em 21 de fevereiro de 2022. O erro só foi descoberto cinco meses antes da ação ser movida, quando os pais viram a foto de uma criança idêntica a um de seus filhos em uma creche no município de Craíbas.
O juiz Helestron Silva da Costa, da 8ª Vara da Comarca de Arapiraca, extinguiu o processo sem analisar se o obstetra tinha ou não responsabilidade no caso. O magistrado considerou que já há uma ação em andamento contra o hospital onde ocorreu o parto e que ambas tratam do mesmo fato: a troca dos bebês na maternidade.
A Justiça também rejeitou o pedido do casal para que o médico arcasse com os custos do processo caso perdessem a ação. O juiz entendeu que a relação entre médico e paciente não se enquadra nas regras do Código de Defesa do Consumidor, o que afastaria a obrigatoriedade de o profissional assumir essas despesas.
Com essa decisão, o caso segue sendo analisado na ação movida contra o Hospital Regional de Arapiraca, onde os pais buscam responsabilização pelo erro que marcou a vida das famílias envolvidas.
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
