Arapiraca

Famílias que ocupam Clube do ASA fazem protesto devido ordem de reintegração de posse

Decisão judicial determina que eles deixem o local até o próximo dia 09 de março

Por 7Segundos 26/02/2025 16h04 - Atualizado em 26/02/2025 17h05
Famílias que ocupam Clube do ASA fazem protesto devido ordem de reintegração de posse
Sede do ASA em Arapiraca - Foto: Google

As famílias que ocupam há aproximadamente dois anos a antiga sede do Clube do ASA, no bairro Cacimbas, em Arapiraca, fizeram um protesto nesta quarta-feira (26), contra a decisão judicial que determina a reintegração de posse e que os invasores desocupem o local.

Os manifestantes tocaram fogo em alguns materiais dentro da propriedade. A fumaça chamou a atenção dos vizinhos, que chamaram a Polícia Militar. Após a chegada da guarnição e de alguns veículos de imprensa, o fogo foi extinto pelos próprios moradores.

Eles se recusam a cumprir a ordem judicial, que determina que eles deixem o local até o dia 09 de março, e dizem que não tem para onde ir.

Mais de 40 famílias vivem no local e, de acordo com uma das lideranças, as providências que o município ficou de adotar em uma reunião de conciliação ocorrida em dezembro do ano passado, não foram cumpridas.

No período, de acordo com eles, todas as famílias fizeram um cadastro junto ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para ter acesso ao aluguel social, no valor de R$ 300, mas apenas cinco foram aprovadas pelo programa.

"As famílias querem um local que possam se acomodar quando o prazo for encerrado. Pode ser qualquer terreno, em qualquer área. A gente pode tirar o pessoal daqui amanhã", afirmou José Cícero da Silva.

De acordo com eles, além de um local para as famílias morarem, eles precisam também de caminhão e ônibus para fazer a mudança e cestas básicas para que possam se manter enquanto reconstroem suas moradias.