Arapiraca dá boas-vindas a novos residentes de Medicina da Família
Em seis anos, município já formou 20 médicos especialistas

Nesta segunda-feira (10), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu 10 médicos residentes em Medicina da Família e Comunidade que atuarão na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Esta é a sexta turma de profissionais a ingressar na Atenção Primária do município, que atualmente conta com a maior concentração de médicos residentes da área no Estado: são mais de 20 médicos residentes em 12 Unidades Básicas de Saúde.
A cerimônia de boas-vindas da nova equipe contou com a presença da equipe da Secretaria de Saúde e representantes de instituições importantes para a formação de estudantes de medicina em Alagoas, como o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) e o Cesmac. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA).
O programa de residência em Medicina de Família e Comunidade tem como objetivo formar especialistas que atuem no SUS de forma efetiva, resolutiva e humana, focando em estabelecer uma boa comunicação com os pacientes a fim de uma abordagem comunitária. Investir nesta área é facilitar o acesso ao SUS para aqueles que dependem do serviço público para ter uma saúde de qualidade.
“Nós entendemos a importância da qualificação profissional da assistência prestada e poder ter profissionais buscando essa qualificação dentro do nosso território é muito gratificante, porque o que queremos é que a população tenha uma assistência digna e de qualidade por meio destes residentes. Estes profissionais têm feito a diferença transformando a saúde do nosso município”, afirmou a secretária Rafaella Albuquerque.
A fala da secretária reflete uma realidade otimista da Capital do Agreste, que fortalece cada vez o serviço prestado aos arapiraquenses através do trabalho da gestão do prefeito Luciano Barbosa, que tem priorizado o desenvolvimento da Atenção Primária, garantindo bem-estar e uma vida mais saudável para a população.
Marco histórico
A implantação do programa da residência em Medicina da Família e Comunidade em Arapiraca, o primeiro do interior de Alagoas, aconteceu em 2018 e se consolidou como um grande marco para a saúde pública da região do Agreste. Desde então, a Gestão Municipal tem formado novos profissionais todos os anos: já foram 20 profissionais formados e a maioria permanece atuando no município, transformando a saúde pública e a vida das famílias arapiraquenses.
Últimas notícias

TRE/AL suspende julgamento que pode cassar mandato do deputado Paulão

Deputado Fabio Costa encurrala sócio do “Careca do INSS” em depoimento à CPMI

Com o intuito de reforçar a segurança, prefeito Bebeto Barros assina ordem para curso de especialização da Guarda Civil Municipal

CPMI: Alfredo Gaspar pede prisão de depoente acusado de ser operador do “Careca do INSS”

Ministério Público de Alagoas reúne gestores e debate regularização das Guardas Civis Municipais

Homem é conduzido ao Cisp de Novo Lino por perturbação do sossego
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

"Sua irmã não quis transar e a matei", confessa autor de feminicídio em Minas Gerais

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes
