Arapiraca dá boas-vindas a novos residentes de Medicina da Família
Em seis anos, município já formou 20 médicos especialistas
Nesta segunda-feira (10), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu 10 médicos residentes em Medicina da Família e Comunidade que atuarão na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Esta é a sexta turma de profissionais a ingressar na Atenção Primária do município, que atualmente conta com a maior concentração de médicos residentes da área no Estado: são mais de 20 médicos residentes em 12 Unidades Básicas de Saúde.
A cerimônia de boas-vindas da nova equipe contou com a presença da equipe da Secretaria de Saúde e representantes de instituições importantes para a formação de estudantes de medicina em Alagoas, como o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) e o Cesmac. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA).
O programa de residência em Medicina de Família e Comunidade tem como objetivo formar especialistas que atuem no SUS de forma efetiva, resolutiva e humana, focando em estabelecer uma boa comunicação com os pacientes a fim de uma abordagem comunitária. Investir nesta área é facilitar o acesso ao SUS para aqueles que dependem do serviço público para ter uma saúde de qualidade.
“Nós entendemos a importância da qualificação profissional da assistência prestada e poder ter profissionais buscando essa qualificação dentro do nosso território é muito gratificante, porque o que queremos é que a população tenha uma assistência digna e de qualidade por meio destes residentes. Estes profissionais têm feito a diferença transformando a saúde do nosso município”, afirmou a secretária Rafaella Albuquerque.
A fala da secretária reflete uma realidade otimista da Capital do Agreste, que fortalece cada vez o serviço prestado aos arapiraquenses através do trabalho da gestão do prefeito Luciano Barbosa, que tem priorizado o desenvolvimento da Atenção Primária, garantindo bem-estar e uma vida mais saudável para a população.
Marco histórico
A implantação do programa da residência em Medicina da Família e Comunidade em Arapiraca, o primeiro do interior de Alagoas, aconteceu em 2018 e se consolidou como um grande marco para a saúde pública da região do Agreste. Desde então, a Gestão Municipal tem formado novos profissionais todos os anos: já foram 20 profissionais formados e a maioria permanece atuando no município, transformando a saúde pública e a vida das famílias arapiraquenses.
Últimas notícias
Motorista fica ferido após carro sair da pista e capotar no município de Jaramataia
Com trabalho de Arthur Lira, investimentos fortalecem a saúde, levam dignidade e salvam vidas em Campo Alegre
Paulo Dantas anuncia construção do matadouro de União dos Palmares
Polícia descarta latrocínio em caso de idosa morta em casa invadida em Arapiraca
Alfredo Gaspar lidera pesquisa ao Senado, segundo nova pesquisa
Inscrições para intercâmbio na Inglaterra terminam neste sábado
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
