Inscrições abertas para curso de formação em moda para mulheres negras, em Arapiraca
Com apoio do Governo de Alagoas, a capacitação foca nos processos de criação da moda buscando a construção de uma identidade afro-agrestina
A Associação Federativa de Capoeira de Alagoas (AFCAL), em parceria com o Instituto Arteiros, abriu inscrições para o curso gratuito "Ubuntu Coleção Moda Afro-Agrestina - Formação em Moda". Destinado à juventude negra e mulheres negras do Agreste alagoano, o curso une moda, cultura e empreendedorismo. As aulas acontecerão aos sábados e domingos, das 13h às 18h, com início em 22 de março e encerramento em 11 de maio de 2025.
A capacitação tem como objetivo fortalecer a identidade afro-agrestina e capacitar participantes nos processos de criação de moda, inspirados na cultura local e na ancestralidade afro-brasileira. Nela, os alunos terão a oportunidade de desenvolver uma coleção de moda inspirada na cultura afro-agrestina, culminando em uma exposição final que destacará suas criações.
A estrutura curricular está dividida em três módulos principais: Identidade Afro-Brasileira e Introdução à Moda; Planejamento e Desenvolvimento de Coleção; e Empreendedorismo e Planejamento de Carreira.
O curso contará com a expertise de três especialistas. Lázaro Lopes (Contra-Mestre Cocão), referência em identidade afro-brasileira e cultura capoeirista, explorará a influência da ancestralidade na moda e sua conexão com a resistência cultural; Jonhson Alves, designer de moda especializado em estética nordestina e desenvolvimento de coleções, conduzirá os participantes na criação de peças autorais, aplicando técnicas que valorizam a identidade regional; e Igor Machado, especialista em audiovisual, economia criativa e empreendedorismo, compartilhará estratégias sobre gestão cultural, cinema e neuromarketing, capacitando os alunos a transformar suas criações em negócios sustentáveis.
As inscrições seguem até 20 de março de 2025 e devem ser realizadas pelo formulário online disponível aqui. As vagas são limitadas, e aqueles que obtiverem pelo menos 75% de presença receberão certificação.
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), e também conta com o apoio da Indústria Peixoto Gonçalves e do Centro Cultural Capoeira Água de Beber.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, celebrou a iniciativa e destacou a importância do projeto para a valorização cultural e fortalecimento econômico da região.
"A moda é uma poderosa ferramenta de expressão cultural e social, e iniciativas como o 'Ubuntu Coleção Moda Afro-Agrestina' reforçam a identidade do nosso povo e criam oportunidades concretas para jovens e mulheres. Com o apoio do governador Paulo Dantas, seguimos comprometidos em apoiar projetos que impulsionam a economia criativa e promovem a diversidade cultural do nosso estado", afirmou.
Para mais informações, contato pelo WhatsApp: (82) 99968-1560.
Últimas notícias
[Vídeo] Imagens mostram sequência de colisões em acidente com viatura dos Bombeiros em Maceió
Homem é preso com mais de 10 armas e drogas em apartamento na Serraria
Operações aeromédicas de Alagoas são destaque em revista internacional especializada em aviação
Toffoli mantém participação de diretor do Banco Central em acareação do Master
Após transferência ao DF, Silvinei já está preso na Papudinha
Médicos avaliam novo procedimento para conter soluços de Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
