“MP nas Comunidades” promove 250 atendimentos de cidadania em Arapiraca
Também foram ofertados, gratuitamente, serviços de corte de cabelo e barba, design de sobrancelhas, consultas e exames oftalmológicos

Em mais uma ação para promover serviços de cidadania, o Ministério Público Estadual (MPAL) e as instituições parceiras levaram o projeto “MP nas Comunidades” para o bairro Jardim das Paineiras, na periferia de Arapiraca, nesta sexta-feira (21), oportunidade em que ocorreram 250 atendimentos.
Instalada na sede da Associação Comunitária Jardim das Paineiras, a iniciativa garantiu aos moradores acesso a serviços como emissão e retificação de documentos, RG, certidões de nascimento, casamento e óbito, além de cadastro na tarifa social de água, em que se obtém um desconto de 50% no valor da fatura.
Também foram ofertados, gratuitamente, serviços de corte de cabelo e barba, design de sobrancelhas, consultas e exames oftalmológicos. Todos os participantes tiveram acesso a lanche e almoço no local.
Coordenada pela 4ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, a iniciativa contou com parceiros como a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), a Casa de Direitos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Distribuidora Asa Branca, a Ótica São Francisco, Cida Luar Cabeleireira, a Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar), a União das Associações dos Moradores do Agreste (Unamaa) e a Associação Comunitária Jardim das Paineiras.
“O projeto MP nas Comunidades já esteve em outras oito localidades de Arapiraca, sempre promovendo acesso a serviços essenciais ao exercício da cidadania para que todo cidadão tenha uma vida com mais dignidade e mais oportunidades”, salientou o promotor de Justiça Rogério Paranhos, titular da 4ª Promotoria de Arapiraca, com atuação perante o chamado terceiro setor.
Ele acrescentou que as outras comunidades atendidas pela iniciativa foram Capim, Batinga, Pau D’arco, Itapicuru, Residencial Agreste, Residencial Nossa Senhora Aparecida, Casa dos Velhinhos e Xexéu. Somadas, as edições do projeto nessas localidades garantiram a emissão de cerca de mil carteiras de identidade.
“Era necessário ter esse tipo de atendimento aqui no Jardim das Paineiras. O pessoal aqui é muito carente de documentos e de tarifa social. Fico muito feliz em ver que conseguimos trazer o projeto pra cá”, celebrou a presidente da Associação Comunitária Jardim das Paineiras, Genésia Ferreira Joaquim.
“A Casal segue com sua missão de levar água de boa qualidade e, com isso, qualidade de vida para a população. A tarifa social é uma ferramenta de inclusão e de cidadania para acesso a um bem essencial à vida, que é a água”, destacou a gerente da Casal em Arapiraca, Maria Aparecida, que é parceira do “MP nas Comunidades” desde sua origem.
Diante da efetividade do projeto, outras comunidades já demonstraram interesse e, tão logo for possível, também serão atendidas.
Últimas notícias

Receita Federal apreende peças de armas enviadas dos EUA em aeroporto

Jornalismo e violência de gênero: evento em Maceió debate papel da imprensa na proteção das mulheres

Ricardo Nezinho solicita construção de nova escola em Minador do Negrão

PC começa a ouvir depoimentos sobre caso de homem espancado e encontrado nu em estrada vicinal de Inhapi

Polícia Civil prende em flagrante homem que abandonou cachorro no Aeroporto de Florianópolis

Fiscalização do MPAL sobre programa EJAI chega a uma das escolas mais precárias de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
