“MP nas Comunidades” promove 250 atendimentos de cidadania em Arapiraca
Também foram ofertados, gratuitamente, serviços de corte de cabelo e barba, design de sobrancelhas, consultas e exames oftalmológicos
Em mais uma ação para promover serviços de cidadania, o Ministério Público Estadual (MPAL) e as instituições parceiras levaram o projeto “MP nas Comunidades” para o bairro Jardim das Paineiras, na periferia de Arapiraca, nesta sexta-feira (21), oportunidade em que ocorreram 250 atendimentos.
Instalada na sede da Associação Comunitária Jardim das Paineiras, a iniciativa garantiu aos moradores acesso a serviços como emissão e retificação de documentos, RG, certidões de nascimento, casamento e óbito, além de cadastro na tarifa social de água, em que se obtém um desconto de 50% no valor da fatura.
Também foram ofertados, gratuitamente, serviços de corte de cabelo e barba, design de sobrancelhas, consultas e exames oftalmológicos. Todos os participantes tiveram acesso a lanche e almoço no local.
Coordenada pela 4ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, a iniciativa contou com parceiros como a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), a Casa de Direitos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Distribuidora Asa Branca, a Ótica São Francisco, Cida Luar Cabeleireira, a Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar), a União das Associações dos Moradores do Agreste (Unamaa) e a Associação Comunitária Jardim das Paineiras.
“O projeto MP nas Comunidades já esteve em outras oito localidades de Arapiraca, sempre promovendo acesso a serviços essenciais ao exercício da cidadania para que todo cidadão tenha uma vida com mais dignidade e mais oportunidades”, salientou o promotor de Justiça Rogério Paranhos, titular da 4ª Promotoria de Arapiraca, com atuação perante o chamado terceiro setor.
Ele acrescentou que as outras comunidades atendidas pela iniciativa foram Capim, Batinga, Pau D’arco, Itapicuru, Residencial Agreste, Residencial Nossa Senhora Aparecida, Casa dos Velhinhos e Xexéu. Somadas, as edições do projeto nessas localidades garantiram a emissão de cerca de mil carteiras de identidade.
“Era necessário ter esse tipo de atendimento aqui no Jardim das Paineiras. O pessoal aqui é muito carente de documentos e de tarifa social. Fico muito feliz em ver que conseguimos trazer o projeto pra cá”, celebrou a presidente da Associação Comunitária Jardim das Paineiras, Genésia Ferreira Joaquim.
“A Casal segue com sua missão de levar água de boa qualidade e, com isso, qualidade de vida para a população. A tarifa social é uma ferramenta de inclusão e de cidadania para acesso a um bem essencial à vida, que é a água”, destacou a gerente da Casal em Arapiraca, Maria Aparecida, que é parceira do “MP nas Comunidades” desde sua origem.
Diante da efetividade do projeto, outras comunidades já demonstraram interesse e, tão logo for possível, também serão atendidas.
Últimas notícias
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Enem 2025: o que é permitido e o que é proibido no dia da 2ª prova?
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
