Autor detalha tentativa de Suzane Richthofen em barrar biografia
O escritor Ullisses Campbell revelou bastidores da tentativa de Suzane Von Richthofen de suspender a comercialização de biografia
O jornalista Ullisses Campbell, autor de biografias de criminosas envolvidas em casos de grande repercussão no Brasil, detalhou bastidores e falou das dificuldades enfrentadas durante a produção de suas obras. Em entrevista nesta terça-feira (25/3), o escritor disse que achava que seu livro sobre Suzane von Richthofen, que premeditou a morte dos próprios pais em 2002, jamais fosse lançado e explicou o motivo.
Tentou proibir livro
Ullisses Campbell é autor do livro Suzane: Assassina e Manipuladora, lançado em 2020. A biografia não autorizada de Suzane mergulha não apenas no que motivou a herdeira a arquitetar a morte dos pais, como também sua vida dentro da prisão até o momento em que ela começou a deixar a cadeira. A obra, no entanto, não foi bem vista por Suzane, que tentou barrar seu lançamento um ano antes, em 2019.
“O livro ficou bloqueado por 35 dias. Ela ganhou na segunda instância e eu pensei: ‘Esse livro não vai sair nunca’”, contou o autor ao podcast VacaCast, no YouTube. Na época, Suzane von Richthofen moveu um processo contra a editora, numa tentativa de impedir que a publicação chegasse às lojas.
Em dezembro de 2019, no entanto, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes cassou a decisão da Justiça do Estado de São Paulo que havia determinado a “suspensão da publicação, divulgação e comercialização” da biografia de Suzane Von Richthofen. Moraes classificou como censura a decisão que impedia a publicação do livro.
Elize Matsunaga e Flordelis
Ullisses Capbell também é autor de obras sobre Elize Matsunag e Flordelis. Na entrevista, ele ressaltou que as três se negaram a dar depoimentos para seus livros. “Eu tenho sempre que procurar, por obrigação jornalística: estou fazendo sua biografia, quer ser ouvido? Todas disseram não. Eu até agradeço, porque a biografia não autorizada fica melhor”, afirmou o escritor.
Sobre Elize Matsunaga, o jornalista revelou que, apesar de estar impedida de conceder entrevistas por contrato com a Netflix, a protagonista escreveu uma carta tocante para ser publicada no livro. “Ela escreveu uma carta endereçada à filha. É uma das partes mais emocionantes do livro. Ela justifica a tentativa de reaproximação, diz que nunca vai deixar de ser mãe dela e que precisa contar sua versão dos fatos.”
“Morrendo”
Já em relação a Flordelis, ex-deputada federal condenada pelo assassinato do marido, Ulisses Campbell contou que ela também escreveu uma carta da prisão para os filhos. “A última coisa que eu soube da Flordelis é que ela está dizendo que está morrendo na cadeia. Segundo ela, está com uma série de doenças”, disse.
No mês passado, Flordelis disse que sua saúde mental tem piorado e que ela quebrou os dentes após uma queda dentro da cadeia. “Minha saúde mental só tem piorado. Tenho crises convulsivas, me urino toda. Tive princípio de infarto e o que me salvou é que vomitei. Aqui [na prisão], sofri um apagão, uma queda horrível, bati com a parte da cabeça e do rosto do lado direito, quebrei meus dentes”, relatou, no manuscrito.
Últimas notícias
Prefeitura promove Tardezinha 60+ na Capelinha de Jaraguá no próximo dia 31
PM cumpre medida protetiva contra suspeito de crime sexual em Feira Grande
Emprega Mais Alagoas oferece 180 vagas gratuitas em cursos de qualificação
Brasil registra 58 casos de intoxicação por metanol; mortes chegam a 15
Com apoio de Daniel Barbosa, agricultores do Agreste vivem novo momento na produção de mandioca
Homem acusado de matar mulher a golpes de faca em Palmeira em 2005 é preso em SP
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
