Alagoas perde postos de trabalho enquanto Brasil registra saldo positivo em fevereiro
Dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego nessa sexta-feira (28)
O Brasil fechou o mês de fevereiro com um saldo positivo de 431.995 empregos com carteira assinada, segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nessa sexta-feira (28). Apesar do bom desempenho nacional, Alagoas foi o único estado a registrar perda de postos de trabalho, com uma redução de 5.471 vagas no período.
A análise dos dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED) mostra que o Brasil teve 2.579.192 admissões e 2.147.197 desligamentos, com um saldo positivo acumulado de 576.081 empregos no ano de 2025 e um total de 1.782.761 vagas criadas nos últimos 12 meses.
A maior parte das vagas criadas no Brasil foi no setor de serviços, com 254.812 postos, seguido pela indústria, que gerou 69.884 vagas. Outros setores, como o comércio, construção e agropecuária, também apresentaram crescimento, com variações de 0,44%, 1,41% e 1,08%, respectivamente. O salário médio de admissão foi de R$ 2.205,25, apresentando uma leve redução em comparação ao mês anterior.
Queda na geração de empregos em Alagoas
Ao contrário da tendência nacional, Alagoas registrou uma perda de 5.471 postos de trabalho em fevereiro. O dado é preocupante, principalmente quando comparado a estados como São Paulo, que gerou 137.581 novas vagas, e Minas Gerais, com 52.603. Entre os estados do Nordeste, Alagoas foi o único a apresentar um saldo negativo, enquanto a Paraíba, por exemplo, gerou 525 postos de trabalho.
Os dados de Alagoas contrastam com a média positiva do Brasil, que obteve um crescimento em diversas faixas etárias e setores. A maioria das vagas criadas no Brasil foi preenchida por mulheres, com destaque para a faixa etária de 18 a 24 anos, que teve o maior número de postos gerados.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
