Alagoas perde postos de trabalho enquanto Brasil registra saldo positivo em fevereiro
Dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego nessa sexta-feira (28)
O Brasil fechou o mês de fevereiro com um saldo positivo de 431.995 empregos com carteira assinada, segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nessa sexta-feira (28). Apesar do bom desempenho nacional, Alagoas foi o único estado a registrar perda de postos de trabalho, com uma redução de 5.471 vagas no período.
A análise dos dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED) mostra que o Brasil teve 2.579.192 admissões e 2.147.197 desligamentos, com um saldo positivo acumulado de 576.081 empregos no ano de 2025 e um total de 1.782.761 vagas criadas nos últimos 12 meses.
A maior parte das vagas criadas no Brasil foi no setor de serviços, com 254.812 postos, seguido pela indústria, que gerou 69.884 vagas. Outros setores, como o comércio, construção e agropecuária, também apresentaram crescimento, com variações de 0,44%, 1,41% e 1,08%, respectivamente. O salário médio de admissão foi de R$ 2.205,25, apresentando uma leve redução em comparação ao mês anterior.
Queda na geração de empregos em Alagoas
Ao contrário da tendência nacional, Alagoas registrou uma perda de 5.471 postos de trabalho em fevereiro. O dado é preocupante, principalmente quando comparado a estados como São Paulo, que gerou 137.581 novas vagas, e Minas Gerais, com 52.603. Entre os estados do Nordeste, Alagoas foi o único a apresentar um saldo negativo, enquanto a Paraíba, por exemplo, gerou 525 postos de trabalho.
Os dados de Alagoas contrastam com a média positiva do Brasil, que obteve um crescimento em diversas faixas etárias e setores. A maioria das vagas criadas no Brasil foi preenchida por mulheres, com destaque para a faixa etária de 18 a 24 anos, que teve o maior número de postos gerados.
Últimas notícias
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida foi condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
