Mutirão de documentação leva cidadania para 560 agricultores familiares de Penedo
Iniciativa em Alagoas é coordenada pela Secretaria de Agricultura e Superintendência Federal de Desenvolvimento Agrário

Levar cidadania aos agricultores familiares de Penedo é um dos pilares do Mutirão de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e superintendência estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. A iniciativa foi realizada na sede do Sebrae Alagoas, em Penedo, de quarta (26) a sexta-feira (28), e atendeu 560 agricultores familiares.
A ação, que é realizada nacionalmente através do Programa de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural, integra o projeto Agricultura Familiar em Movimento, desenvolvido pela Seagri. Os serviços são voltados para as mulheres agricultoras e suas famílias, ampliando o acesso a documentos básicos para a zona rural dos municípios de forma gratuita.
Para a gerente de Fortalecimento da Agricultura Familiar, Joseani Castro, o mutirão descentralizou os serviços das instituições e alcançou inúmeros agricultores familiares, entre eles indígenas e povos ciganos.
“Ter acesso à cidadania é um direito de todos, e com essa ação podemos alcançar a população da zona rural que, muitas vezes, não podem se deslocar até a zona urbana ou à capital para emitir a documentação que estão precisando. Em Penedo, além de realizar a iniciativa, realizamos uma busca ativa dessas, disponibilizando transporte para que esses agricultores participassem do mutirão. Estamos empenhados em garantir a igualdade e o acesso a políticas públicas e serviços essenciais para o agricultor familiar”, disse Joseani Castro.
Durante a ação, foram realizados atendimentos de emissão registro de nascimento, identidade (RG) e ID Jovem, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF); Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR); Cadastro Ambiental Rural (CAR); Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF), atualização de CadÚnico, emissão da carteira do idoso, ação do Criança Feliz, rodas de conversa, entre outros.
Em Penedo, a iniciativa contou com a parceria dos órgãos Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares (Fetag); as secretarias de Estado de Alagoas da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades); da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh); o Instituto de Identificação (POL); Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral); Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável em Alagoas (Emater) e a Prefeitura de Penedo.
Últimas notícias

3º BPM Intensifica ações e apreende 12 armas de Fogo em duas semanas
Prefeito Carlos anuncia exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo

PSS 2024: Seduc convoca mais de 200 profissionais de apoio da Educação Especial

Jovem de 18 anos morre após sofrer mal súbito em academia de Cajueiro

Renan Calheiros se pronuncia sobre suposto golpe político em Rio Largo
![[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima](https://img.7segundos.com.br/0fHJWkNpquFgHNSvR_YnZ6WiQoc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-03-28-at-123310.jpeg)
[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
