Mutirão de documentação leva cidadania para 560 agricultores familiares de Penedo
Iniciativa em Alagoas é coordenada pela Secretaria de Agricultura e Superintendência Federal de Desenvolvimento Agrário
Levar cidadania aos agricultores familiares de Penedo é um dos pilares do Mutirão de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e superintendência estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. A iniciativa foi realizada na sede do Sebrae Alagoas, em Penedo, de quarta (26) a sexta-feira (28), e atendeu 560 agricultores familiares.
A ação, que é realizada nacionalmente através do Programa de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural, integra o projeto Agricultura Familiar em Movimento, desenvolvido pela Seagri. Os serviços são voltados para as mulheres agricultoras e suas famílias, ampliando o acesso a documentos básicos para a zona rural dos municípios de forma gratuita.
Para a gerente de Fortalecimento da Agricultura Familiar, Joseani Castro, o mutirão descentralizou os serviços das instituições e alcançou inúmeros agricultores familiares, entre eles indígenas e povos ciganos.
“Ter acesso à cidadania é um direito de todos, e com essa ação podemos alcançar a população da zona rural que, muitas vezes, não podem se deslocar até a zona urbana ou à capital para emitir a documentação que estão precisando. Em Penedo, além de realizar a iniciativa, realizamos uma busca ativa dessas, disponibilizando transporte para que esses agricultores participassem do mutirão. Estamos empenhados em garantir a igualdade e o acesso a políticas públicas e serviços essenciais para o agricultor familiar”, disse Joseani Castro.
Durante a ação, foram realizados atendimentos de emissão registro de nascimento, identidade (RG) e ID Jovem, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF); Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR); Cadastro Ambiental Rural (CAR); Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF), atualização de CadÚnico, emissão da carteira do idoso, ação do Criança Feliz, rodas de conversa, entre outros.
Em Penedo, a iniciativa contou com a parceria dos órgãos Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares (Fetag); as secretarias de Estado de Alagoas da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades); da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh); o Instituto de Identificação (POL); Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral); Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável em Alagoas (Emater) e a Prefeitura de Penedo.
Últimas notícias
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Caminhão cai em ribanceira de cinco metros na Rota do Mar
Prefeitura de Arapiraca divulga nova data das provas do concurso da Educação
Árvore cai, atinge veículo estacionado e bloqueia rua no bairro do Prado
Colisão entre carro e moto deixa jovem ferido no bairro Jardim Tropical, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
