Hemoal promove coletas externas de sangue em Maceió e Arapiraca nesta terça (8)
Ação tem o objetivo de facilitar o acesso dos voluntários que desejam doar sangue

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove simultaneamente duas coletas externas de sangue nesta terça-feira (8), das 8h às 16h. As ações ocorrem em Arapiraca, na Praça Marque da Silva, no bairro Centro, e em Maceió, na Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal), no bairro Centro.
Por meio desta ação, o Hemoal tem o objetivo de facilitar o acesso dos voluntários que desejam doar sangue, mas não dispõem de tempo para se deslocar até os postos de coleta fixos. Paralelamente, estas ações itinerantes do hemocentro alagoano contribuem para manter estabilizado o estoque, visando atender as maternidades e hospitais.
Entre os critérios pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde para doar sangue, está ter boa saúde, idade entre 16 a 69 anos e peso mínimo de 50 quilos. Quanto aos menores de 18 anos é obrigatório estar acompanhado dos pais ou de um responsável legal, com os respectivos documentos oficiais e originais para comprovar.
Se o candidato à doação de sangue tiver contraído hepatite após os 11 anos, doença de Chagas, Aids ou sífilis, a ação voluntária é proibida. Já os voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses.
No caso dos candidatos à doação de sangue que fizeram ingestão de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação, ficam proibidos de praticar o gesto voluntário. Os doadores de sangue devem dormir pelo menos 6 horas na noite anterior à doação.
Veja também
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
