Hemoal promove coletas externas de sangue em Maceió e Arapiraca nesta terça (8)
Ação tem o objetivo de facilitar o acesso dos voluntários que desejam doar sangue
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove simultaneamente duas coletas externas de sangue nesta terça-feira (8), das 8h às 16h. As ações ocorrem em Arapiraca, na Praça Marque da Silva, no bairro Centro, e em Maceió, na Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal), no bairro Centro.
Por meio desta ação, o Hemoal tem o objetivo de facilitar o acesso dos voluntários que desejam doar sangue, mas não dispõem de tempo para se deslocar até os postos de coleta fixos. Paralelamente, estas ações itinerantes do hemocentro alagoano contribuem para manter estabilizado o estoque, visando atender as maternidades e hospitais.
Entre os critérios pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde para doar sangue, está ter boa saúde, idade entre 16 a 69 anos e peso mínimo de 50 quilos. Quanto aos menores de 18 anos é obrigatório estar acompanhado dos pais ou de um responsável legal, com os respectivos documentos oficiais e originais para comprovar.
Se o candidato à doação de sangue tiver contraído hepatite após os 11 anos, doença de Chagas, Aids ou sífilis, a ação voluntária é proibida. Já os voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses.
No caso dos candidatos à doação de sangue que fizeram ingestão de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação, ficam proibidos de praticar o gesto voluntário. Os doadores de sangue devem dormir pelo menos 6 horas na noite anterior à doação.
Veja também
Últimas notícias
Prefeito Déo garante instalação de poço em comunidade quilombola de Japaratinga
Preso suspeito de tráfico drogas e de integrar Comando Vermelho na Rota dos Milagres
[Vídeo] Operação contra crime organizado prende 15 suspeitos em várias cidades de AL
Homem é condenado a 50 anos de prisão por matar irmãos em ‘tribunal do crime’ em Maceió
Traficante dá treino de tiro no Rio a novos integrantes do CV
Casal é flagrado fazendo sexo em elevador de prédio no Farol; PM é acionada
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
