Saúde

Campanha de vacinação contra gripe começa em Traipu; confira a lista do grupo prioritário

Neste ano, a fórmula usada na campanha protege contra as três cepas do vírus influenza que mais circularam no ano passado

Por 7segundos com assessoria 13/04/2025 11h11
Campanha de vacinação contra gripe começa em Traipu; confira a lista do grupo prioritário
Neste ano, a fórmula usada na campanha protege contra as três cepas do vírus influenza que mais circularam no ano passado - Foto: Ascom

A Secretaria Municipal de Saúde de Traipu começou, nesta sexta-feira (11), a campanha de vacinação contra a influenza para os grupos prioritários. Todas as unidades de saúde do município estão aptas a imunizar a população contra a gripe.

Nesta primeira etapa, idosos a partir dos 60, crianças de seis meses a menores de 6 anos e gestantes estão liberados para a imunização

O imunizante é aplicado anualmente para a prevenção de complicações, internações e mortes decorrentes das infecções do vírus da influenza nos grupos mais suscetíveis. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, com a proximidade do inverno, é fundamental para os traipuenses garantirem a proteção contra a doença.

Neste ano, a fórmula usada na campanha protege contra as três cepas do vírus influenza que mais circularam no ano passado no Hemisfério Sul: H1N1 Victoria, H3N2 Croácia e B Áustria.

A primeira etapa da vacina contra a influenza está liberada apenas para quem integra o grupo prioritário, conforme determinação do MS.

Confira, abaixo, a relação do público-alvo para esta etapa da vacina contra a influenza:

Crianças de seis meses e menores de 6 anos;

Idosos a partir dos 60 anos;

Gestantes;

Puérperas;

Indígenas;

Quilombolas;

Pessoas em situação de rua;

Trabalhadores da saúde;

Professores da Educação Básica e Superior

Profissionais das forças de segurança e salvamento;

Profissionais das Forças Armadas;

Caminhoneiros;

Pessoas com deficiência física permanente;

Trabalhadores de transporte coletivo;

Trabalhadores dos Correios;

População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;

Jovens de 12 a 21 sob medidas socioeducativas.

Para se vacinar, o usuário deve comparecer à unidade de saúde mais próxima com Cartão de Vacina, Cartão do SUS ou CPF, além de comprovante de classificação como grupo prioritário (laudo médico, documento funcional para os grupos profissionais atendidos, entre outros).

É importante ressaltar que caso esteja com sintomas gripais ou de dengue a pessoa deve procurar uma unidade para ser avaliado pelo profissional de saúde e adiar a vacinação até a recuperação clínica total.

A vacina contra a influenza está disponível em todas as unidades de saúde de Traipu, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.